S. Romão do Corgo: Tradição e devoção marcam as Festas de Frei Bernardo de Vasconcelos

Igreja S. Romão Do Corgo

As Grandiosas Festas em honra de Frei Bernardo de Vasconcelos estão prestes a começar em S. Romão Do Corgo, Celorico de Basto. Este evento anual, que atrai fiéis e visitantes de toda a região, promete uma semana repleta de devoção, música, tradição e alegria. As festividades terão lugar de 4 a 9 de julho de 2023.

Como preparação para a Festa haverá um Tríduo de Pregações a cargo de um conceituado Orador Sagrado, de 4 a 9 de julho.

No dia 4 de julho, terça-feira, as celebrações terão início com uma Missa cantada em honra do Venerável Servo de Deus. Este momento solene marcará o começo das festividades, preparando os corações para os dias de devoção que se seguem.

O desfile do Grupo de Zés Pereiras de Vila Nova – Corgo, percorrerá todos os lugares da freguesia no dia 8 de julho, sábado, anunciando as grandiosas festividades.

A Missa Solene na capela de S. Bartolomeu de Vila Nova, também no dia 8 de julho, será um momento de profunda devoção. Após a missa, terá lugar a Procissão de Velas, que partirá em direção à Igreja Paroquial, culminando com um Sermão e a Benção do Santíssimo Sacramento. Em seguida, o talentoso cantor Jorge Amado subirá ao palco para animar os presentes com a sua música.

A noite de sábado ficará ainda mais impressionante com uma monumental sessão de Fogo de Artifício, preparada pelos melhores pirotécnicos da região. O céu iluminar-se-á com cores e formas, proporcionando um espetáculo deslumbrante para todos os presentes.

No domingo, dia 9 de julho, as festividades começarão bem cedo, com uma Alvorada Festiva e o repique dos sinos, anunciando a Festa. A Banda de Música de Santa Tecla, de Celorico de Basto, tomará conta do ambiente, atuando ao longo de todo o dia.

A Eucaristia e Missa Cantada em louvor de Frei Bernardo, que se realizará às 10h30 da manhã, será um momento de profunda devoção. Durante a celebração, ocorrerá a Primeira Comunhão, acompanhada pelo Grupo Coral da referida Banda.

A diversidade cultural estará presente nas festividades com a entrada do Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, de Cabeceiras de Basto, às 15h, e da Fanfarra Particular de Gondomar, às 16h30. Ambos os grupos trarão consigo a música, danças e trajes típicos das suas regiões, enriquecendo ainda mais as Grandiosas Festas.

O ponto alto das celebrações será a imponente Procissão, que terá início às 18h30. Durante o percurso habitual, a procissão será adornada com vistosos andores de flores naturais e figuras alegóricas, criando uma atmosfera de devoção e beleza.

Programa:

De 4 a 9 de julho

Como preparação para a Festa haverá um Como preparação para a Festa haverá um Tríduo de Pregações a cargo de um conceituado Orador Sagrado

Dia 4 – terça

10.30 h – Missa cantada em honra do Venerável Servo de Deus.

Dia 8 – sábado

09.00 h – O afamado Grupo de Zés Pereiras de Vila Nova – Corgo, percorre todos os lugares da freguesia a anunciar as grandiosas festividades

21.00 h – Missa Solene na capela de S. Bartolomeu de Vila Nova. No final sairá a Procissão de Velas que se dirige para a Igreja Paroquial, concluída com Sermão e Benção do S.mo Sacramento

22.00 h – Atuação do cantor Jorge Amado

24.00 h – Monumental sessão de Fogo de Artificio, de Jardim e Preso pelos melhores pirotécnicos da região.

Dia 9 – domingo

08.00 h – Alvorada Festiva com repique de sinos a anunciar a festa.

09.00 h – Entrada da Banda de Música de Santa Tecla, Celorico de Basto, que atuará durante todo o dia.

10.30 h – Eucaristia e Missa Cantada em louvor de Frei Bernardo.

Primeira Comunhão acompanhada pelo Grupo Coral da referida Banda

15.00h – Entrada do Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez – Cabeceiras de Basto

16.30 h – Entrada da Fanfarra Particular de Gondomar

18.30 h – Imponente Procissão com vistosos andores de flores naturais e figuras alegóricas que percorrerá o trajeto habitual