Sabia que 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos prescritos? Celorico já tem solução

Protocolo assinado entre a autarquia e o programa abem vai permitir apoiar famílias com dificuldades económicas, garantindo acesso gratuito a medicamentos sujeitos a receita médica.
Protocolo assinado entre a autarquia e o programa abem vai permitir apoiar famílias com dificuldades económicas, garantindo acesso gratuito a medicamentos sujeitos a receita médica.

O Município de Celorico de Basto assinou um protocolo com a Associação Dignitude para integrar o programa abem – Rede Solidária do Medicamento, que pretende garantir a quem mais precisa o acesso gratuito a medicamentos comparticipados.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, esta parceria representa um passo importante no apoio à comunidade: “Este protocolo com o programa abem vai colocar-nos em posição de podermos colaborar na ajuda ao acesso ao medicamento, articulando todos os trâmites necessários para que a Associação Dignitude, numa rede de parcerias, permita que aqueles que têm dificuldades em comprar os medicamentos de que precisam tenham acesso aos mesmos de forma completamente gratuita.”

O acordo foi assinado entre o autarca e a diretora executiva da Associação Dignitude, Maria João Toscano, que sublinhou a importância destas parcerias: “Esta é uma rede colaborativa com 196 entidades parceiras, como é agora o caso do Município de Celorico de Basto. Uma rede que já ajuda mais de 40 mil pessoas em todo o país na tentativa de resolver um problema transversal: um em cada dez portugueses não consegue comprar os medicamentos que lhe são prescritos.”

O programa abem em Celorico de Basto destina-se a cidadãos com dificuldades económicas que impeçam o acesso a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados. Os beneficiários são referenciados pelo setor de Desenvolvimento Social e Saúde da autarquia (Câmara Amiga), onde, após validação, lhes é entregue um cartão pessoal e intransmissível que permite levantar os medicamentos de forma gratuita, sem burocracias e com dignidade.

O protocolo já está em vigor no concelho. As famílias que enfrentem dificuldades financeiras no acesso a medicamentos devem dirigir-se ao setor de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto, onde lhes será explicado todo o procedimento.