Arrancou ontem, dia 7 de outubro, a Semana da Saúde Mental, promovida pelo Município de Celorico de Basto em parceria com a Psicobasto. Esta é uma iniciativa que visa reforçar a necessidade de priorizar a saúde mental para a construção de uma sociedade mais equilibrada.
A Semana da Saúde Mental contempla atividades direcionadas a todos os públicos, sendo que a maior incidência é nos mais velhos com a realização de jogos de memória. De acordo com Maria José Marinho, vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, este tipo atividades estão a ser decorrer “na perspetiva de dar aos nossos idosos ferramentas que os ajudem a ter uma velhice mais saudável, plena e digna”.
A autarca explica a importância de dar atenção à saúde mental: “A saúde mental é ainda muito estigmatizada, a sociedade ainda não está sensibilizada para estas problemáticas e olha com algum desdém para aqueles que se deparam com estas questões, muitos que sofrem. É preciso, e prioritário, desvirtuar este sentimento e dar a devida a atenção a este problema, para podermos criar uma sociedade mais resiliente, equilibrada e próspera”.
Para além dos jogos de memória promovidos junto dos idosos do programa Celorico a Mexer, será promovida uma sessão de risoterapia com o especialista Fernando Batista, e uma palestra sobre saúde mental a cargo de especialistas da área.