Site do Município de Celorico de Basto reforça acessibilidade e atinge 9,9/10 no observatório nacional

Acessibilidade Web_Celorico-de-Basto

O Município de Celorico de Basto reforçou a acessibilidade e a usabilidade do site institucional, no âmbito do Projeto de Acessibilidade e Usabilidade Digital, financiado pelo PRR. O objetivo passa por garantir que o portal cumpre as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.1), no nível AA, tornando a informação e os serviços digitais mais disponíveis para todos, independentemente de capacidades ou limitações.

O presidente da Câmara, José Peixoto Lima, sublinha que o trabalho está a ser feito com “responsabilidade numa área sensível e que a todos deve preocupar”. O autarca considera que “A página oficial do Município abre portas a uma nova era, de modernização administrativa, acessibilidade e usabilidade, permitindo que todos os cidadãos possam pesquisar os documentos que procuram com facilidade e sem recorrer à ajuda de terceiros” e acrescenta que “Começamos o ano da melhor forma, a trabalhar pela inclusão, num concelho que queremos que seja de todos”.

No âmbito do projeto, foi realizada uma avaliação técnica detalhada ao website, da qual resultou a implementação de um plano de melhorias centrado em aspetos funcionais críticos, conteúdos, formulários, fluxos de interação, estrutura e código. Em paralelo, o portal foi alvo de intervenções ao nível da estética, funcionalidade e usabilidade, com a integração de uma ferramenta de leitura de conteúdos, para uma navegação mais intuitiva, clara e compatível com tecnologias de apoio.

Acessibilidade Web_Celorico-de-Basto

Segundo a autarquia, a Declaração de Acessibilidade do site foi validada como Plenamente Conforme. O portal alcançou a pontuação de 9,9/10 no Observatório Nacional da Acessibilidade, ficando em 6.º lugar entre 328 sites de municípios avaliados.

Reunidas as condições técnicas exigidas, foi ainda submetida a candidatura ao Selo Prata de Acessibilidade e Usabilidade, que se encontra em apreciação pela entidade competente, a ARTE – Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, reforçando o compromisso municipal com a inclusão digital.