Tradição e devoção marcam Festas em honra de Santa Bárbara em Ribas

As Festas em honra de Santa Bárbara vão decorrer em Ribas, Celorico de Basto, entre os dias 14 e 18 de agosto, reunindo a comunidade em torno de diversas celebrações religiosas e culturais.

As festividades arrancam amanhã, quarta-feira, dia 14 de agosto, com uma novena na Capela de Santa Bárbara pelas 19h00. No dia 15, devido à Festa de Nossa Senhora do Amparo na freguesia vizinha, não haverá qualquer cerimónia.

Sexta-feira, dia 16, há novamente novena na Capela de Santa Bárbara às 19h00, e a animação ficará a cargo do Ás da Concertina a partir das 21h30. A Comissão de Festas incentiva os tocadores de concertina a participar: “Aparece e traz a tua concertina!”, lê-se no cartaz da festa.

No sábado, às 8h00, o Grupo de Bombos Viva Moreira sai da Capela de Santa Bárbara para percorrer a freguesia. Já à noite, a procissão de velas está marcada para as 21h00, com ponto de encontro na rotunda da vila de Gandarela. Pelas 21h30 atua o Grupo Omni’s e, à meia noite e meia, uma monumental sessão de fogo de artifício vai iluminar os céus de Ribas. A festa não acaba aí, e a freguesia vai contar com animação pela noite dentro com o DJ Botinhas e o DJ Tygas.

Domingo, às 8h15, entra a fanfarra do Agrupamento 964 de Estorãos – Fafe, e às 8h30 sai o clamor da Igreja Matriz de Ribas em direção à Capela de Santa Bárbara. À chegada, decorrerá uma missa campal com sermão em honra de Santa Bárbara, e com a participação do Grupo Coral de Ribas.

Da parte da tarde, o Rancho Folclórico de S. Martinho de Arco de Baúlhe entra às 16h00, seguindo-se a atuação do grupo ZecAdegas a partir das 16h30. Já a saída da majestosa procissão com figurado e andores está marcada para as 18h00.

No final da procissão, o rancho vai retomar a sua atuação, e o encerramento das festividades está marcado para as 20h00.

A Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara, aquando da partilha do cartaz nas suas redes sociais, sublinhou o compromisso em continuar a apoiar e valorizar as tradições locais, destacando que embora não se esqueçam “dos mais novos”, os “momentos altos das celebrações são a procissão de velas, o clamor, a missa em honra de Santa Bárbara e a procissão que encerra as festividades”. A organização apela ainda à participação da população: “Queremos que venha à festa! Até já e até lá!”