Borba da Montanha prepara-se para as Festas em honra de Nossa Senhora de Cima, que vão decorrer entre os próximos dias 13 e 15 de agosto. Organizadas pela Paróquia Santa Maria Borba da Montanha, as festividades estendem-se por três dias e incluem eventos culturais e religiosos.
O evento inicia-se com um “Arraial Minhoto” no dia 13 de agosto, às 21h00, com a atuação do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego. A noite vai ainda contar com desgarradas à moda do Minho, apresentadas por Jorge Loureiro e Pedro Malheiro.
Na quarta-feira, os festejos começam cedo com a saída do Grupo de Bombos Unidos da Paródia, de Amarante, às 08h00, que vão percorrer os lugares da freguesia. À noite, a animação prossegue com a atuação da Orquestra Sirilanka às 22h30, seguida de uma sessão de fogo de artifício à meia-noite e meia. A festa continua com os DJs David Noisy e Filipe Félix que vão animar a freguesia pela noite dentro.
O dia 15 de agosto inicia com uma missa solene às 11h30, abrilhantada pelo grupo coral da freguesia. À tarde, a Banda Filarmónica de Vizela chega às 15h00, seguida pela entrada da Banda de Gaitas de São Tiago de Gardielos às 16h00. A majestosa procissão, que vai incluir vários andores e um carro triunfante, está marcada para as 18h00.
A festa continua à noite com a atuação de Victor Rodrigues e sua banda às 22h00, terminando com uma última sessão de fogo de artifício à meia-noite.
“A Comissão agradece a todos quantos colaboraram para a realização das festas,” lê-se no programa, destacando o esforço conjunto da comunidade para o acontecer das festividades.