Um orgulho celoricense: Pimenta Marinho homenageado com medalha de mérito

António José da Silva Pimenta Marinho recebeu ontem, das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, numa cerimónia emotiva, o mais alto galardão municipal: a medalha de mérito, grau Ouro. A distinção reconhece o percurso profissional e académico de excelência, marcado por uma entrega exemplar ao serviço público e uma dedicação inabalável à causa da saúde.

O orgulho e a inspiração que representa para todos os celoricenses estiveram bem patentes na forma como os diferentes intervenientes se dirigiram ao atual Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora da Saúde. “Reunimo-nos hoje aqui para homenagear um ilustre celoricense, a quem justamente a Câmara Municipal atribuiu a medalha de mérito, grau Ouro, pelo seu notável contributo para o desenvolvimento e fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde, pelo exemplo ímpar de dedicação ao serviço público e à formação médica, bem como pela relevância do seu percurso nacional, tendo assumido cargos de importância regional, nacional e internacional, constituindo um motivo de grande orgulho para o concelho de Celorico de Basto, terra que o viu nascer”, afirmou o autarca perante uma vasta plateia que fez questão de se associar ao momento.

“António José Pimenta Marinho tem um percurso profissional e académico notável, destacando-se pelo seu contributo excecional para a saúde pública em Portugal, tanto a nível clínico como na gestão de serviços públicos e na formação de profissionais.” Com um papel de extrema relevância na construção do SNS, “o nosso homenageado foi um dos que mais contribuiu para construir o nosso SNS que, apesar de todas as falhas e dificuldades, continua a ser um dos grandes pilares da nossa sociedade.”

O Presidente da Câmara recordou ainda que, durante o seu mandato, uma das decisões mais difíceis e complexas que teve de tomar prendeu-se com a integração da área da saúde local na Unidade Local de Saúde do Alto Ave e no Centro Hospitalar de Guimarães, em detrimento da ULS do Tâmega e Sousa. “Foi das decisões mais difíceis de conseguir, mas seguramente das mais acertadas. Exigiu ampla concertação local e regional, e aceitação e concordância a nível nacional. Mas foi acertada, porque as mudanças ao nível da saúde neste concelho são já notórias, não só com a abertura da Unidade Avançada de Reabilitação no Centro de Saúde de Celorico de Basto, mas também com a instalação de um conjunto de serviços de proximidade, evitando deslocações desnecessárias da nossa população — exemplo disso é a inauguração da unidade de RX.” O autarca dirigiu ainda um agradecimento especial “ao Dr. Pedro Capela, ao Dr. Pedro Cunha e ao nosso homenageado, Dr. António Pimenta Marinho, pelo contributo fundamental e inexcedível em todas as transformações em saúde que temos vindo a operar”.

A entrega da medalha de mérito, grau Ouro, pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal, gerou emoção e aplausos sentidos por parte da audiência. “É com enorme sentimento de honra, mas também com muita humildade, que subo hoje a este púlpito. E, antes de mais, quero agradecer profundamente ao senhor Presidente da Câmara Municipal e a todo o executivo esta distinção que me é agora atribuída, bem como as razões encontradas para tão alta distinção. Agradeço esta distinção, não apenas em meu nome e da minha história, mas também em nome da minha família e de todos aqueles que, ao longo da minha vida, me foram ajudando a moldar o que fiz e o que sou. Receber uma distinção destas do município, do lugar onde nascemos, onde temos raízes e onde nos conhecem, é, de facto, algo que me toca muito fundo”, disse, visivelmente emocionado.

“Este tempo é também um tempo de memórias, e não posso deixar de começar pela minha família, que sempre foi e continua a ser o meu porto seguro. Sem o seu apoio, não teria conseguido dedicar-me à causa pública como tenho feito. É a eles e aos meus netos que tento transmitir os mesmos valores que recebi e que me têm guiado ao longo da vida. E, naturalmente, não posso deixar de prestar um agradecimento emocionado e uma homenagem aos meus pais. Foram eles que — com esforço e sacrifício — me puseram a estudar, mesmo numa altura em que, em Celorico de Basto, só havia ensino básico. Não havia outras escolas, nem sequer luz elétrica. Tiveram a visão e a coragem de perceber que a educação era o único caminho possível. A educação foi a base da minha independência, da minha formação pessoal e profissional — o que tento passar à minha família e aos profissionais de saúde com quem tive a sorte de me cruzar. De facto, o maior bem que podemos dar e receber é o conhecimento e a educação. Por isso, esta medalha é também deles, e é também dos meus pais. Confesso que nunca pensei receber qualquer medalha. Passei muito tempo a tentar encontrar equilíbrios e a procurar que as zonas do interior tivessem o mesmo nível de qualidade no serviço de saúde. Por isso, fico muito contente com as melhorias que o Sr. Presidente da Câmara aqui hoje anunciou, que terão, com certeza, um enorme impacto na qualidade de vida dos celoricenses. Esta medalha de mérito é também um chamamento à responsabilidade — um compromisso renovado com o serviço público, com atenção às pessoas e cuidado com o bem comum. Porque, como sempre acreditei, sem educação e sem saúde, a vida é infinitamente mais difícil. E é por isso que sempre me empenhei com dedicação em melhorar a qualidade de vida das pessoas, em tentar ajudar a construir soluções — nunca sozinho, sempre com equipas, parceiros, gente que acredita que é possível alcançar o bem-estar coletivo, mesmo neste mundo tão incerto e complicado. Hoje sinto-me profundamente grato — grato de coração — e orgulhoso por ter recebido esta condecoração, porque ela vem do meu município, da minha terra, das pessoas amigas de Celorico e não só.”

A cerimónia contou também com a presença da Vogal do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS, Ana Correia de Oliveira, que afirmou: “É com muita honra e profundo sentido de responsabilidade, na qualidade de vogal do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS, sob direção do Dr. Álvaro Almeida, que estou aqui presente nesta cerimónia de homenagem ao Dr. Pimenta Marinho, uma figura de referência para Celorico de Basto, para a medicina e para o nosso país. O Dr. Pimenta Marinho é um exemplo notável de dedicação, competência e humanidade. O seu percurso exemplar na área da medicina geral e familiar — uma especialidade a que também pertenço, com muito orgulho — aliado a uma vasta experiência em funções de elevada responsabilidade, culminando atualmente na presidência da Entidade Reguladora da Saúde, constitui um motivo de legítimo orgulho para todos nós. O seu compromisso com a excelência, a ética e o serviço público tem sido uma fonte de inspiração para todos os profissionais de saúde. Hoje celebramos não apenas o médico, mas também o mentor, o cidadão que, com o seu contributo inestimável, tem promovido a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal. Esta cerimónia reveste-se de um significado ainda mais especial, pois marca também um novo capítulo para os cuidados de saúde em Celorico de Basto, graças ao esforço de todos os que compõem este painel.”

Também Pedro Cunha, Presidente da Direção Executiva da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, deixou palavras de reconhecimento: “Para nós é particularmente sentido e emotivo poder homenagear o Dr. Pimenta Marinho. Homenagear o homem, que aqui tem a sua família, que partilhou connosco, com tanta generosidade, a sua experiência e dedicação. Quero homenagear o colega médico, o académico, e, acima de tudo, o homem que dedicou a sua vida ao serviço público — o que torna esta homenagem particularmente impregnada de gratidão e honra. Com um percurso extenso, como médico e professor universitário, o Dr. Pimenta Marinho acompanhou alunos e pacientes, sempre com ética e excelência. Todos os papéis que desempenhou — e continua a desempenhar — têm essa função essencial: preparar as gerações seguintes. O maior legado que podemos deixar é esse. E é isso que hoje celebramos aqui, na sua terra natal. É uma honra podermos prestar-lhe esta justa homenagem.”

No final da cerimónia, foi apresentado o Projeto de Reabilitação do Centro de Saúde de Celorico de Basto, com um investimento previsto de 5 milhões de euros. A obra visa melhorar os serviços prestados à comunidade e reforçar os recursos disponíveis, promovendo uma saúde de proximidade, inclusiva e de qualidade. A apresentação foi feita por Adriana Barros, arquiteta da SUSH, após uma introdução por Pedro Cunha, que sublinhou o papel determinante do Presidente da Câmara em todo o processo.

A reabilitação dos cuidados primários no Centro de Saúde, bem como a segunda fase da Unidade Avançada de Reabilitação, representa um passo importante na resposta eficaz e confortável às necessidades da população.