Nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2025, Celorico de Basto acolhe a 3.ª Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais de Celorico de Basto, um evento que celebra a biodiversidade, os sabores tradicionais, o bem-estar e a sustentabilidade. A Vill’Aromática vai contar com diversas atividades para todas as idades, a decorrer na Casa da Terra, na Praça Albino Alves Pereira e em locais específicos do concelho.
No primeiro dia do evento, 16 de maio, a partir das 18h00, terá lugar a abertura oficial da Vill’Aromática, com visita ao Mercado Sabores&Aromas, que oferece uma multiplicidade de produtos gastronómicos acompanhada por uma programação cultural diversificada.
Em simultâneo, será inaugurada a exposição de pintura “Estendal de Aromáticas”, com obras realizadas pelos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário da Escola EB/S do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.
A animação musical chega com a atuação “Cantiga da Erva Cidreira”, apresentada pelo grupo Andorinha Astuta.
Ainda neste dia, o público poderá participar na oficina “Grinaldas & Coroas com plantas aromáticas e medicinais”, dinamizado pelo projeto Toca Sonhos e visitar o espaço dedicado à aromaterapia e outras terapias naturais, que contará com a presença de várias entidades e terapeutas, entre os quais FisioMoura, Centro Terapêutico da Mota Saúde e Vida & CENIF, Jacinta Leite, Reflexologia, Aromaterapia e Energia Universal, Espaço Alfazema, Terapeuta Maria Ribeiro, Tânia Pereira e Proud Clinic.
A noite termina com um concerto às 21h45, protagonizado pelo Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes.
O segundo dia, 17 de maio, começa cedo, às 9h00, com a caminhada “Trilhos das Aromáticas”, promovida pela Associação Bastomove.te. Das 10h30 às 12h30, decorre uma aula andante sobre vegetação silvestre comestível e Medicina, intitulada “Plantas Insubmissas – A Recolectora”, conduzida pela reconhecida herbalista Fernanda Botelho, na Lavoura da Bouça em S. Romão do Corgo.
Durante a tarde, das 14h00 às 24h00, o Mercado Sabores&Aromas estará novamente em funcionamento. Paralelamente, das 14h00 às 19h00, os visitantes podem passar pela banca pedagógica “Semear e Cuidar do Ambiente”, promovida pela Resinorte, iniciativa que se repete no dia seguinte com o mesmo horário.
Ainda neste dia, a partir da 14h30, decorrem, na casa da Terra as II Jornadas para a Valorização do Território – Paisagens de Celorico, que contará com a participação de Fernanda Botelho, do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), da especialista Alice Montanha e da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes.
Entre as 14h30 e as 23h00, o espaço dedicado à Aromaterapia e Outras Terapias Naturais estará novamente disponível ao público.
Às 15h30, decorre uma oficina de culinária silvestre com plantas espontâneas, orientada pela chef Maria Tavares, no moinho do Parque Urbano do Freixieiro.
O dia termina com mais um momento musical, um concerto de música tradicional às 21h30, protagonizada pelo grupo Trigueirinha, no Mercado Sabores&Aromas.
O último dia, 18 de maio, começa às 10h00 com a oficina “Lanterna de Aromas da Primavera”, dinamizado pela Forest School Leader Márcia Carvalho, no Parque de Boques.
Das 10h30 às 12h30, o evento volta a receber a aula andante sobre vegetação silvestre comestível e medicinal “Plantas Insubmissas”, promovida pela Recolectora, com a herbalista Fernanda Botelho, desta vez na quinta da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes.
Durante todo o dia, das 11h00 às 18h00, haverá animação itinerante pelo Grupo Coletivo Capela, que voltará a atuar num concerto ao final do dia. O Mercado Sabores&Aromas funcionará das 11h00 às 20h00, e o espaço Aromaterapia e Outras Terapias Naturais estará disponível das 11h00 às 19h00.
A partir das 15h00, decorre a oficina “Kit Herbal de Primeiros Socorros”, com a herbalista Alice Montanha, para inscritos. No mesmo horários, decorre a oficina livre de ilustrações de postais, dinamizada novamente pelo grupo Andorinha Astuta, a decorrer na Praça Albino Alves Pereira.
Às 17h30, o Grupo Coletivo Capela encerra a programação artística com um último concerto de música tradicional.
O encerramento oficial da Vill’Aromática está marcado para as 20h00.
Este evento contará ainda com animação permanente, decoração temática, gastronomia e artesanato, proporcionando uma experiência única de contacto com a natureza, o saber ancestral e os produtos locais.
A Vill’Aromática é de entrada livre e afirma-se como uma celebração da flora local e das suas potencialidades em diferentes áreas do saber. Uma exaltação à natureza, à valorização do território e à ruralidade.
