Voluntariado em ação: celoricenses saem à rua para ajudar quem mais precisa

Município e Banco Local de Voluntariado juntam escolas, freguesias e comércio local numa semana solidária.
Município e Banco Local de Voluntariado juntam escolas, freguesias e comércio local numa semana solidária.

O Município de Celorico de Basto e o Banco Local de Voluntariado promoveram, de 1 a 7 de dezembro, a 1.ª Semana do Voluntariado. A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância do voluntariado na construção de uma sociedade mais empática, justa e com maior sentido de comunidade.

Com atividades distintas e dirigidas a vários públicos, esta primeira edição contou com forte participação da população que, como habitualmente, sempre que é chamada a ajudar, responde de imediato.

A semana começou com a caminhada “Celorico Verde”, entre a estação de Celorico e a Ponte de Arame, cuja participação contribuiu para a angariação de fundos destinados à aquisição de uma cadeira de rodas. O equipamento será comprado pelo BLV e ficará disponível para requisição em situações de necessidade pontual. Paralelamente, decorreram ações de sensibilização para o voluntariado no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, junto dos alunos do 9.º e 10.º anos.

As juntas de freguesia foram também convidadas a associar-se à Semana do Voluntariado, promovendo junto de jovens e menos jovens a recolha de lixo e a separação adequada dos resíduos. O Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, considera que a ação demonstrou um “verdadeiro sentido cívico”. O autarca sublinha ainda que “estas ações são muito importantes, ser voluntário é ser um cidadão empático e atento às necessidades dos outros e do planeta, contribuindo de forma clara para os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

Caminhada solidária, ações nas escolas e campanha de alimentos marcaram a iniciativa.
Caminhada solidária, ações nas escolas e campanha de alimentos marcaram a iniciativa.

A semana terminou com a Campanha de Recolha de Bens Alimentares, realizada no comércio local, com o objetivo de restabelecer o stock de alimentos do BLV e reforçar a capacidade de resposta às famílias mais vulneráveis. O presidente da Câmara afirma que “esta recolha ajuda-nos a garantir que famílias em situação vulnerável tenham acesso a bens alimentares de primeira necessidade, infelizmente, continuamos a precisar deste apoio, desta solidariedade e desta partilha da nossa comunidade, sempre pronta e atenta a quem mais precisa”. José Peixoto Lima acrescenta ainda que “trabalhamos todos os dias para encontrar soluções imediatas junto de situações de vulnerabilidade económica, estamos especialmente atentos às crianças e aos idosos, esta forma de exclusão social tem que ser erradicada com medidas concretas junto das famílias”.

Todas as ações contaram com a participação de voluntários “que vestem a camisola com brio, sentido de responsabilidade e satisfação, mobilizados para cada causa com o objetivo de proteger o ambiente, combater as desigualdades e reforçar o sentido comunitário – contribuindo proactivamente para a inclusão social, justiça e união”.

Como habitualmente, a recolha de bens alimentares decorreu em vários estabelecimentos comerciais do concelho, sempre disponíveis para colaborar. A iniciativa voltou a demonstrar a solidariedade da comunidade, especialmente sentida nesta quadra festiva, reconhecendo que “cada bem doado pode fazer a diferença na vida de quem recebe e contribuir para ajudar a ultrapassar dificuldades”.

O apoio às famílias vulneráveis continuará a ser prestado de acordo com os critérios definidos em regulamento.