Arrancou ontem, quarta-feira, em Celorico de Basto, a XXV Feira de Artesanato, Gastronomia e Mostra de Vinhos, um dos eventos mais aguardados do ano no município. A feira, que se realiza no Mercado Municipal, estará aberta ao público até ao próximo dia 18 de agosto, com o objetivo de promover os produtos endógenos da região, incluindo a gastronomia, o artesanato e o vinho verde.
“Abrimos hoje as portas a um dos eventos mais tradicionais deste concelho, onde se prioriza a promoção dos produtos endógenos, seja na gastronomia, no artesanato e nos vinhos verdes, um produto tão premiado e de qualidade soberba” assegura José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, no momento da abertura. Um certame com cerca de 150 expositores que procuram apresentar os melhores produtos, “temos uma procura imensa para integrar esta feira, mas priorizamos sempre a qualidade dos produtos que pretendemos promover junto do vasto público que nos visita. A gastronomia assenta em pratos tradicionais e tapas com produtos locais, o artesanato versa na mostra do saber-fazer, o trabalho ao vivo é muito apreciado e é das melhores formas de perpetuar artes tão variadas e o nosso vinho verde conta com a participação de grande número de produtores locais que promovem o melhor néctar deste território”.
O spot ideal para o convívio, é o ponto de encontro de muitos residentes, turistas e emigrantes que por estes dias passam férias neste concelho. “é um espaço que atrai milhares de pessoas que aproveitam a oportunidade para rever amigos e familiares e conviver. São 5 dias intensos que mexe com a economia local, com os espaços de restauração e alojamento completamente lotados”. Este ano esta feira procura ter um papel ativo na sustentabilidade, com um stand dedicado ao ambiente, com dispositivos para recolha de beatas, contentores para separação de resíduos e espaço de sensibilização. “A sensibilização ambiental é fundamental, as pessoas são convidadas, à semelhança do que aconteceu na última edição, mas de forma mais incisiva, a separar os seus próprios resíduos, na perspetiva de criamos hábitos e despertar para a educação ambiental” assegura o autarca.
Nesta edição da Feira de Artesanato, Gastronomia e Mostra de Vinhos a animação é da responsabilidade da prata da casa. Hoje, a animação está a cargo do grupo de bombos “Zés Pereiras de Carvalho”, os Alma Serrana, e os Filhos da Pauta. Amanhã, feriado nacional, atua a Tuna de Arnoia e o Grupo de Concertinas da ACR Ourilhe. No dia 16 a animar o certame estará os Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Santa Maria de Canedo, os Kantobasto, e novamente os Filhos da Pauta. No sábado atuam os Amigos das Tainadas, e o Grupo de Concertinas da ACR Ourilhe. No domingo, 18 de agosto, em dia de encerramento, a animação estará a cargo do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto e do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Eng. Silva Nunes.