Hipódromo Municipal de Celorico de Basto: Corrida das Vindimas atrai multidões

XXVI edição da corrida de cavalos celebra o vinho verde e a paixão pelo hipismo

O Hipódromo Municipal em Carvalho foi palco, no dia 24 de setembro, da XXVI corrida de cavalos a galope e trote atrelado, uma prova que conta para o campeonato nacional. O evento, intitulado “Corrida das Vindimas”, celebrou a tradição vinícola da região e atraiu uma multidão entusiasta.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destacou a importância do hipódromo para o hipismo nacional. “Este hipódromo é, cada vez mais, uma referência do hipismo a nível nacional. A moldura humana presente é sinal da paixão pela modalidade que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos”, afirmou. José Peixoto Lima disse ainda que “apesar das condições serem muito boas para a prática da modalidade estamos cientes de que são necessários alguns aperfeiçoamentos, por isso o que pedimos é que a liga nos faça chegar as condições técnicas e nós arranjaremos orçamento para as concretizar. É nossa intenção criar as condições ideais para cavalos, cavaleiros e público, para que este espetáculo seja vivido com intensamente por todos”.

A realização de duas provas no mesmo ano desportivo, ambas a contar para o Campeonato Nacional, é um marco para o Hipódromo Municipal. Jorge Marinho, presidente da União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla), expressou a sua satisfação pela realização de “mais uma prova aqui no Hipódromo Municipal em Carvalho, esteve um dia fantástico e a foi uma surpresa muito agradável sentir que há cada vez mais aficionados da modalidade. Era uma luta de anos e finalmente conseguimos atrair a este lugar mais provas a contar para o Campeonato Nacional, a sua concretização deixa-nos muito satisfeitos”.

A emoção foi palpável, tanto nas corridas a galope, onde o público torcia fervorosamente pelos seus favoritos, como no trote atrelado, onde os drives comandavam os cavalos com maestria. Hélder Barbosa, presidente da Liga de Portuguesa de Trote e Galope, elogiou as condições do hipódromo e a paixão do público local. “Celorico de Basto reúne excelentes condições para a prática da modalidade e hoje temos cá os melhores cavalos a correr”, disse.

A escolha do nome “Corrida das Vindimas” é uma homenagem à tradição vinícola de Celorico de Basto, conhecida como a terra do vinho verde. “Fazia todo o sentido fazermos cá esta prova”, comentou o Presidente da Liga.

Os aficionados do hipismo já têm data marcada para o próximo grande evento no Hipódromo Municipal: 10 de março, mês em que se celebra também a Festa Internacional das Camélias.