A equipa da proteção civil do Município de Celorico de Basto celebrou o Dia Internacional da Proteção Civil com a receção de fardamento e rádios de comunicação SIRESP. O dia internacional da proteção civil celebrou-se no dia 1 de março, e foi a data escolhida para simbolizar mais um momento na criação das melhores condições para este serviço municipal.
O Município de Celorico de Basto tem procurado dotar os serviços da Proteção Civil com todas as condições para que “a resposta às diferentes ocorrências se efetive de forma pronta e imediata. E existem pormenores que devem ser salvaguardados, a sua identificação junto da comunidade e a capacidade dos recursos afetos aos serviços, com formação constante para que a resposta seja o mais eficiente possível na salvaguarda de pessoas e bens”, assegura a Autoridade Municipal de Proteção Civil de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. Para o autarca celoricense, a proteção civil desempenha funções muito importantes na comunidade, “é crucial na promoção, reflexão e diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, sendo por isso um importante serviço, que desempenha um importante contributo, na criação de comunidades resilientes”.
Hoje, os recursos humanos afetos a este serviço receberam fardamento individual e os rádios SIRESP para as comunicações durantes as diferentes ocorrências.
Estes serviços já estão equipados com viaturas identificadas para responder de forma pronta às necessidades.