Mais de 200 jovens reúnem-se em Celorico de Basto para o torneio de abertura de minibasquete

Mais de 200 jovens reúnem-se em Celorico de Basto para o torneio de abertura de minibasquete

Mais de 200 jovens estiveram no passado sábado, dia 19 de outubro, em Celorico de Basto para participar no Torneio de Abertura de minibasquete sub-8, sub-10 e sub-12.  A iniciativa marcou o arranque da época desportiva e contou com a participação de várias equipas: o Basket Clube de Celorico de Basto, o Sporting Clube de Braga, o Vitória SC, o GDAS, o clube José Régio, o SC Maria Da Fonte e o CTM Vila Pouca Aguiar.

“O desporto tem um papel fundamental neste concelho, prova disso são os contratos-programa que estabelecemos com os clubes locais e que ajudam as associações a desenvolverem as suas atividades de forma mais autónoma, promovendo o desporto nas escolas e na comunidade”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

De acordo com o autarca, o “basquetebol, como outras modalidades, não tinha grande prática neste concelho e veio ganhar maior projeção com a criação do Basket Clube de Celorico de Basto, que promove esta modalidade nas escolas e que conta já com dois escalões em competição. A presença deste encontro em Celorico é um sinal claro do crescimento da modalidade”.

Mais de 200 jovens reúnem-se em Celorico de Basto para o torneio de abertura de minibasquete

Além das vantagens a nível desportivo, o torneio também tem benefícios para Celorico de Basto no que toca à economia local: “Estas iniciativas mexem com economia local, com as equipas a trazerem ao concelho os pais e familiares das crianças, que procuram conhecer o concelho e degustar os produtos da região”.

Neste torneio de abertura, o mais importante não são os resultados, mas “o convívio proporcionado, um dinamismo que torna os jovens atletas mais autónomos e que fomenta o espírito de equipa e de grupo, criando equipas mais coesas e jovens mais responsáveis, objetivos que priorizamos no Basket Clube de Celorico de Basto”, afirma João Carlos Oliveira, presidente do clube celoricense.