Proteção Civil de Celorico de Basto participa em exercício distrital de emergência em Barcelos

“Gallus Exercitium 2025” envolveu 500 operacionais e 400 figurantes, com o objetivo de testar a eficácia do Plano Distrital de Emergência

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Celorico de Basto participou no exercício distrital “Gallus Exercitium 2025”, realizado na cidade de Barcelos, com o objetivo de testar e otimizar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil.

A iniciativa, que envolveu cerca de 500 operacionais e 400 vítimas simuladas, contou com a presença do Coordenador Municipal da Proteção Civil de Celorico de Basto e de uma técnica superior, que integraram as equipas de injetores de novos acontecimentos, assegurando o realismo e a eficácia do exercício. O Coordenador atuou no Posto de Comando Operacional, enquanto a técnica superior participou no cenário de descarrilamento de um comboio.

Os Bombeiros Voluntários Celoricenses também marcaram presença no exercício, reforçando o envolvimento e a capacidade de resposta do concelho em situações de emergência complexas.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e Autoridade Municipal de Proteção Civil, José Peixoto Lima, destacou a importância deste tipo de treino: “Considerando as alterações climáticas e os seus efeitos adversos, é cada vez mais pertinente e fundamental que os agentes de proteção civil estejam preparados para responder com prontidão às diferentes situações que possam surgir. A segurança das nossas populações é prioritária e só se faz se estivermos munidos do conhecimento adequado para responder com a eficácia exigida em cada situação.”

A participação no “Gallus Exercitium 2025” reforça o compromisso do município com a formação contínua, a coordenação operacional e a capacidade de resposta em cenários de risco, contribuindo para um território mais seguro e resiliente.