O Município de Celorico de Basto ativou, às 20h do dia 4 de agosto, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC), de acordo com o despacho n.º 11/PRES/2025.
A decisão foi tomada “face ao agravamento das condições meteorológicas, nomeadamente as temperaturas extremamente elevadas e a ocorrência de vários incêndios rurais no território do concelho de Celorico de Basto, que colocam em risco pessoas, bens e ecossistemas”, refere o despacho.
A coordenação das operações será assegurada pelo Coordenador Municipal da Proteção Civil, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os Corpos de Bombeiros do concelho, as forças de segurança e demais entidades com responsabilidades nesta área.
De acordo com o documento, “todas as entidades com funções previstas no plano devem ser notificadas de imediato, devendo garantir a mobilização dos meios e recursos necessários”. O despacho sublinha ainda que a ativação do PMEPC será “divulgada através dos meios institucionais do Município e amplamente comunicada à população”.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil define as orientações de atuação dos vários organismos e serviços envolvidos nas operações de proteção civil, garantindo uma resposta coordenada e eficaz em situações de emergência.