Início Celorico de Basto “Entre Versos e Viveres” leva teatro e poesia à Gandarela de Basto

“Entre Versos e Viveres” leva teatro e poesia à Gandarela de Basto

Peça do Grupo de Teatro Celoricense integrou programa social e cultural, promovendo participação comunitária e valorização da expressão artística num espetáculo inspirado em poesia.
Peça do Grupo de Teatro Celoricense integrou programa social e cultural, promovendo participação comunitária e valorização da expressão artística num espetáculo inspirado em poesia.

A sala das Artes e Expressões de Gandarela de Basto recebeu, este sábado, a peça “Entre Versos e Viveres”, numa iniciativa promovida pelo Grupo de Teatro Celoricense (GTC), com encenação de Mara Correia.

O espetáculo, que cruzou teatro e poesia, conduziu o público por textos de vários autores, num registo cénico marcado pela expressão artística e pela valorização da palavra, proporcionando um momento cultural participado e inspirador.

A iniciativa integrou o programa Basto Empreendedor Social, projeto dinamizado pelo Grupo Cultural Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela de Basto, com o apoio do Município de Celorico de Basto, que aposta no teatro como instrumento de proximidade e intervenção comunitária.

Daniel Meireles, presidente do grupo cultural, destaca que esta parceria com o GTC constitui “a garantia de que seremos capazes de chegar a um maior número populacional com um projeto criativo, inspirador e envolvente que permite a partilha de ideias com impacto e assertividade”, acrescentando que “assistimos a um momento de teatro de profissionais que vivem com intensidade esta arte e que nos proporcionaram um momento verdadeiramente inspirador”.

“Entre Versos e Viveres” encheu sala.
“Entre Versos e Viveres” encheu sala.

Também o vereador do Município, José Sousa, sublinha o dinamismo cultural do espaço, referindo que “é com muito orgulho que vejo este dinamismo nesta sala, uma sala criada com o objetivo claro de reforçar a cultura nesta vila e incentivar à dinamização dos grupos locais”. O autarca acrescenta que “o grupo cultural tem sabido ocupar o seu lugar, tem sabido aproveitar as oportunidades e transformá-las em projetos verdadeiramente inovadores e pertinentes para esta comunidade”.

O presidente da Junta de Freguesia de Basto (S. Clemente), Albino Alves, reforça que o espaço “é efetivamente a casa de todos e de todas aquelas que aqui queiram apresentar as mais variadas manifestações artísticas”, assegurando o empenho contínuo na valorização das condições de utilização.

No final da apresentação, o GTC promoveu um momento de “café poesia”, conceito que alia a partilha informal à declamação de poesia. O presidente do grupo, Manuel Maria Afonso, explica que esta iniciativa “permite ao nosso público ‘beber’ um pouco da arte de ‘declamar’ ou ‘dizer’ poesia”, incentivando a participação da comunidade e a valorização da expressão poética.

A iniciativa reafirma a importância da cultura como espaço de encontro, criação e participação ativa da comunidade.