Início Celorico de Basto Livro do centenário do Sport Clube Fermilense apresentado na Feira de Abril

Livro do centenário do Sport Clube Fermilense apresentado na Feira de Abril

Obra reúne memórias, protagonistas e conquistas de um século de história, reforçando identidade do clube e da comunidade, numa sessão marcada por emoção e anúncio de apoio municipal.
Obra reúne memórias, protagonistas e conquistas de um século de história, reforçando identidade do clube e da comunidade, numa sessão marcada por emoção e anúncio de apoio municipal.

A obra “Sport Clube Fermilense – Clube Centenário” foi apresentada este sábado, 18 de abril, no Centro Cultural de Fermil, perante a comunidade local, sócios, dirigentes, atletas e treinadores, numa sessão integrada na programação da Feira de Abril.

O livro assinala o centenário do clube, a celebrar oficialmente a 25 de abril de 2025, e procura perpetuar momentos, protagonistas e conquistas ao longo de 100 anos de história e memória coletiva.

Da autoria de Francisco Sousa e Cunha, a obra resulta de um processo de investigação exigente, marcado pela dispersão de informação. O autor reconheceu que “há muito mais conteúdo que deve ser recolhido e perpetuado em outras obras”, sublinhando que “o Sport Clube Fermilense conta uma história feita de momentos, pessoas e conquistas, uma história contada ao longo de 100 anos, vivida com paixão, entusiasmo e muita dedicação, dos adeptos, dos dirigentes, dos atletas, dos treinadores, da comunidade”, considerando tratar-se de “uma obra inacabada, existem muitos outros momentos que deverão integrar obras semelhantes”.

A apresentação esteve a cargo de Henrique Bessa, filho de um antigo presidente do clube e neto de um dos fundadores, que destacou que “este livro não é apenas sobre futebol. É sobre uma comunidade, e é nesse contexto que nasce o Sport Clube Fermilense, em 1925”. O orador acrescentou que a publicação faz sentido porque “dá nome às pessoas. Porque organiza a memória. Porque impede que o tempo apague aquilo que merece ser lembrado”, ressalvando ainda que “os protagonistas nesta história não pertencem apenas ao passado. Estão também no presente e estarão no futuro”.

A sessão foi conduzida pela atual presidente do clube, Carolina Oliveira, que assumiu o desafio de liderar a coletividade e procurou, com esta publicação, valorizar e projetar o legado histórico do Sport Clube Fermilense.

No encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou o “valor sentimental e histórico que esta obra representa para toda a comunidade, constituindo a perpetuação de uma memória coletiva construída ao longo de 100 anos”, acrescentando que, mais do que os títulos, “é o percurso resiliente que importa, onde a comunidade se une em torno de um objetivo comum, fazendo da competição um espaço de encontro e convívio”.

Na ocasião, o autarca anunciou ainda a assinatura de um contrato-programa de apoio ao investimento em infraestruturas desportivas, no valor de 30 mil euros, destinado à requalificação das instalações e sede do clube, no campo de futebol.

A cerimónia terminou com a interpretação do primeiro hino do clube, seguida de um verde de honra e da sessão de autógrafos por parte do autor.