A Villa Natal arrancou este fim de semana, dias 7 e 8 de dezembro, em Celorico de Basto. A iniciativa, que decorre no concelho desde 2022, tem como objetivo continuar a crescer, tornando-se cada vez mais atrativa para os visitantes, sendo o objetivo do Município proporcionar um ambiente “absolutamente inspirador para miúdos e graúdos”.
Na edição deste ano, o evento passou a denominar-se “Villa Natal” devido ao facto de Celorico de Basto ser conhecido pelos seus solares, daí a terminologia “villa”.
Neste primeiro fim de semana, a afluência superou as expectativas e mostrou que o “caminho está a ser trilhado na direção certa”, ressalva a vereadora com o pelouro da Cultura, Maria José Marinho. “Uma moldura humana que não temeu o frio que se fez sentir, sobretudo no domingo, e que desfrutou das muitas iniciativas pontuais e em permanência nesta nossa Villa Natal”.
O calor do madeiro dá um brilho especial a todo o cenário, que conta com a Casa do Pai-Natal, a Casa dos Duendes, um carrossel, princesas da Disney, um mercadinho de artesanato e gastronomia, exposições de construções LEGO, playzones LEGO, concertos, música, paradas de Natal, teatro, e muito mais. Tudo isto na Praça Albino Alves Pereira e na Casa da Terra.
Além de tudo isto, a vila de Celorico de Basto apresenta a “Aldeia de Natal”, com réplicas originais de edifícios públicos de Celorico de Basto, um dos locais mais visitados durante a quadra e desenvolvida por funcionários do Município, que vai crescendo a cada edição.
Os visitantes podem ainda deleitar-se com a iluminação de Natal em tons de amarelo e vermelho, e fazer compras no comércio local ao som de música ambiente natalícia.
A magia do Natal está nos núcleos urbanos de Celorico de Basto, dando um brilho especial a todo o concelho, que conta ainda com uma série de iniciativas privadas, das Juntas de Freguesia e associações, com o objetivo tornar o Natal uma referência em Celorico de Basto.
Veja abaixo a reportagem do Primeiro Minuto no primeiro dia da Villa Natal: