Apoio total para casas adaptadas: Celorico aprova 23 candidaturas e passa os 170 mil euros

programa Acessibilidade 360

O Município de Celorico de Basto viu aprovadas 23 candidaturas ao programa Acessibilidade 360, apoiando, até ao momento, 23 famílias do concelho na submissão de pedidos destinados a melhorar a acessibilidade nas habitações de pessoas com deficiência.

Segundo o Município, as intervenções abrangem medidas como a instalação de cadeiras elevatórias, a eliminação de barreiras arquitetónicas e outras obras e adaptações com o objetivo de tornar as habitações mais acessíveis e permitir maior mobilidade no dia a dia.

A autarquia sublinha que o programa tem vindo a responder de forma mais ajustada às necessidades identificadas, referindo que “este programa acabou por ter uma dotação mais elevada, considerando as reais necessidades das pessoas com deficiência e o aumento dos preços”. No mesmo enquadramento, o Município acrescenta que o Acessibilidade 360 “tem vindo a contribuir de forma concreta para melhorar efetivamente a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que usufruam plenamente das suas habitações”. Para a autarquia, “com estas candidaturas, é possível mudar radicalmente a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida e fortalecer a inclusão, quer a nível económico, quer social”.

O programa prevê a renovação e construção de espaços, bem como a aquisição de equipamentos que melhorem a mobilidade das pessoas com deficiência no interior das suas habitações.

Com uma taxa de comparticipação de 100%, o valor do financiamento das candidaturas submetidas já ultrapassa os 170 mil euros, de acordo com a informação avançada pelo Município.