Na passada segunda-feira, o arciprestado de Celorico de Basto realizou a sua visita anual a Ourense, na Galiza. O grupo foi recebido nos serviços centrais da diocese de Ourense pelo vigário geral, D. José Joaquín Borrajo Iglesias, e pelo vigário para o Património e Sustentação da Igreja, D. Raúl Alfonso González, que acompanhou a comitiva celoricense durante todo o dia.
Durante a manhã, os sacerdotes que prestam serviço em Celorico de Basto tiveram oportunidade de explorar a Catedral de São Martinho de Ourense, admirando o pórtico do Paraíso e explorando a coleção do museu da catedral, bem como a capela do Cristo dos Milagres. Ao percorrer as ruas medievais de Ourense, os clérigos não deixaram de visitar as Burgas, famosas nascentes de água quente típicas da cidade.
A tarde foi reservada para a descoberta de Celanova, onde o mosteiro fundado por São Rosendo, um clérigo natural de Santo Tirso que foi Bispo de Mondonhedo e de Dume, capturou a atenção dos visitantes, especialmente a capela pré-românica de São Miguel, construída junto a uma fraga dedicada ao culto dos povos celtas.
A viagem concluiu-se com uma passagem pela vila de Allariz, que fica nas margens do rio Arnoia.
Neste passeio convívio participaram todos os sacerdotes que prestam serviço pastoral no arciprestado de Celorico de Basto, bem como o diácono estagiário Sérgio Araújo.