BECA: O projeto escolar de Celorico de Basto que eleva o andebol e inspira a região Norte

BECA O projeto escolar de Celorico de Basto que eleva o Andebol e inspira a região Norte (1)

O Município de Celorico de Basto, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promoveu vários projetos junto dos alunos para combater o insucesso escolar, entre os quais o teatro, o atelier de cerâmica, as salas do futuro e o BECA. Este último, tem vindo a destacar-se pela forma como envolve a comunidade escolar e o Município e tem contribuído, de forma “muito positiva”, para o sucesso desportivo e académico dos estudantes e ao mesmo tempo, para o “fortalecimento do andebol e da região que o acolhe”.

A sua projeção e impacto na comunidade e nos alunos tem levado várias entidades a olhar para o projeto com especial atenção, integrando-o em campanhas que se pretendem “inspiradoras”. Recentemente, em S. João da Madeira, o BECA foi um dos projetos que integrou a campanha “Puxa o Norte para Cima”, num evento de encerramento do programa NORTE  2020.

Este destaque vem confirmar “a importância do desporto em contexto escolar, quando trabalhado junto dos alunos, de forma empenhada, inclusiva e com sentido de futuro. O BECA não é, de todo, um projeto qualquer, move-se de forma consistente, com um núcleo duro que se dedicou, desde a primeira hora, a este projeto e que tem anseios, objetivos e aspirações”, destaca a vereadora com o pelouro da Educação e do Desporto, Maria José Marinho. “Objetivos que se notam também pela capacidade de colocar atletas a competir ao nível da Seleção Nacional”.

BECA O projeto escolar de Celorico de Basto que eleva o Andebol e inspira a região Norte (2)

A autarca reforça o sentido de visão do projeto e reconhece que “o orgulho sentido dentro do clube é transversal à comunidade celoricense” e acrescenta que “o desporto, neste concelho, tem atingido patamares absolutamente distintivos, em várias modalidades e isso é demonstrativo do empenho dos clubes e das associações desportivas, que se mostram absolutamente comprometidas com os projetos em que se envolvem”.

Neste evento, foram apresentadas nove das 18 histórias que serão tornadas públicas através das palavras dos jornalistas Abel Coentrão e Luísa Pinto e das imagens de Teresa Pacheco Miranda.

Segundo o “Puxa o Norte para Cima”, este “é mais do que uma campanha, é um apelo e um movimento. Um apelo aos nortenhos para continuarem a dar o seu melhor. É um movimento que prova que, com investimentos estratégicos, é possível impulsionar o crescimento e fortalecer a região como um todo”.

Saiba mais sobre o destaque do BECA pelo “Puxa o Norte para Cima” clicando aqui.