Bullying é tema de peça infantil em Celorico de Basto

Bullying é tema de peça infantil em Celorico de Basto

Os Alunos do 1º B do Centro Escolar de Celorico de Basto protagonizaram a peça de teatro “Mudança de comportamentos começou a sentir-se depois de interpretarem a peça”

Teatro Kids é um projeto do CLDS 4G Celorico+ Social que procura incentivar as crianças do 1º ano de estudos “a adquirir competências enquanto interpretam temas do quotidiano, utilizando as técnicas do teatro”. A ação decorre no Centro Escolar de Celorico de Basto e “tem proporcionado experiências completamente novas a estas crianças e contribuído para alterar a sua perceção sobre temas e comportamentos que nem sequer valorizavam ou desconheciam. No caso do Bullying é premente que se fale, que se interprete, que se sensibilize, porque, infelizmente, é uma realidade” disse Elisabete Coelho, coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social.

 Esta peça foi criada em contexto sala de aula pela professora de teatro ao serviço do CLDS4G Celorico +Social, Helena Bastos, “uma peça que pode vir a contribuir para a alteração de comportamentos entre as crianças sobretudo daquelas que a interpretaram”.

A peça foi exibida a todos os alunos deste centro escolar.

Bullying é tema de peça infantil em Celorico de Basto
Bullying é tema de peça infantil em Celorico de Basto

A interpretação dos alunos procurou fidelizar aquilo que se passa nos recreios escolares. A vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, reconhece que esta temática é “mais premente do que nunca, e deve ser abordada em tenra idade. A comunidade escolar deve estar particularmente desperta para os comportamentos das crianças e perceber o que as leva a ter essas atitudes e arranjar estratégias para as sanar”. A autarca diz que “o CLDS 4G Celorico+Social tem procurado chegar à comunidade, com estratégias claras e objetivos concretos sempre com a missão bem orientada para o seu desenvolvimento integrado”.

No dia 24 de abril, no âmbito deste projeto “Teatro Kids”, foi apresentada pelo 1º A do mesmo centro escolar uma peça sobre o tema da “guerra”. Tanto numa peça como na outra a escolha dos temas foi da responsabilidade dos alunos.