De 5 a 7 de julho, o Castelo de Arnoia e a Villa de Basto recebem a Jornada Medieval, numa viagem à idade média através de recriações históricas. O evento é de entrada livre e é organizado pelo Município de Celorico de Basto e a Junta de Freguesia de Arnoia.
Durante três dias serão encenados momentos históricos na tentativa de proporcionar uma “verdadeira viagem no tempo. Este ano convidamos as coletividades a integrar este momento com a participação efetiva no cortejo solene que decorrerá na tarde de sábado. Um momento alto, no qual as pessoas se vestem com trajes próprios, à época medieval e que vivem, por isso, o espírito da iniciativa com maior intensidade” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O autarca revela que, ao mesmo tempo, se pretende “valorizar este património edificado e toda a história associada. De facto, o Castelo de Arnoia por ter sido “cabeça de terra” em tempos medievais, ao abranger território do trecho médio do rio Tâmega, ganhou uma carga histórica e um simbolismo muito próprio, projetando-o em toda a região como um admirável marco intemporal desde os primórdios da nacionalidade até aos nossos dias”.
A programação da Jornada Medieval conta com uma multiplicidade de atividades, desenvolvidas com rigor histórico. A maior atratividade recai nos momentos teatralizados havendo margem para a inovação e contemporaneidade com a tertúlia “Mergulhar na História – Tertúlia no Tanque”.