Celorico de Basto adere à rede global da UNESCO com novo clube

Celorico de Basto adere à rede Global da UNESCO com novo clube

O Município de Celorico de Basto deu um passo significativo na promoção dos ideais da UNESCO ao oficializar a criação de um Clube para a UNESCO. A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, no Porto, marcando a integração de Celorico de Basto na rede mundial de clubes para a UNESCO.

Este novo clube será instalado na Casa da Terra, um edifício histórico e de localização central na sede do concelho, que outrora acolheu os Paços do Concelho e é, atualmente, um centro dedicado à promoção da cultura, das artes e à valorização do trabalho comunitário.

O Clube para a UNESCO de Celorico de Basto vai desenvolver atividades que visam a divulgação dos programas e ideais da UNESCO, contribuindo para a formação cívica e democrática dos seus membros e promovendo o diálogo intercultural e a compreensão internacional.

Os clubes para a UNESCO, criados por grupos de pessoas de todas as idades e origens, são estruturas sem fins lucrativos que apoiam a organização na sua missão de defesa dos Direitos Humanos, educação para todos, ciência e cultura. O primeiro Clube para a UNESCO surgiu no Japão, em 1947, como um movimento espontâneo da sociedade civil, e desde então tem-se expandido por todo o mundo.

Com esta iniciativa, Celorico de Basto reforça o seu compromisso com os valores universais da paz, tolerância e solidariedade, colocando o concelho no mapa global das cidades que trabalham ativamente para a construção de um mundo mais justo e sustentável.