O ano de 2024 terminou com resultados financeiros “históricos” para o Município de Celorico de Basto, que fechou o ano com um valor de dívidas a fornecedores reduzido, com um prazo médio de pagamentos que se poderá fixar nos 12 dias.
No que respeita às receitas, o Município registou um total de receitas correntes próximo dos 20 milhões de euros, ultrapassando as previsões iniciais, e receitas de capital de cerca de 5,5 milhões de euros. Paralelamente, o valor relevante para a dívida tem vindo a sofrer um decréscimo aos longo dos últimos anos, podendo fixar-se em 2024 nos 11 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, destacou a importância destes resultados: “Este é um motivo de orgulho para todos os celoricenses. Tal como prometemos, Celorico de Basto é hoje um Município de contas certas, com uma gestão rigorosa que reflete transparência e eficiência. Este trabalho permitiu-nos honrar os compromissos com os nossos fornecedores, consolidando uma relação de confiança, e ao mesmo tempo investir de forma significativa no bem-estar da nossa população”.
O autarca destacou ainda que os resultados foram obtidos “sem descurar as necessidades do concelho, concretizando projetos fundamentais que promovem o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida”.
José Peixoto Lima sublinhou a ambição do executivo municipal para o ano que agora começa: “Em 2025, teremos o maior orçamento de sempre, no valor de 37 milhões de euros, reforçando a nossa capacidade de planear e executar investimentos de impacto. Este orçamento permitirá continuar a apostar na melhoria das infraestruturas, na modernização do Município e na elevação das condições de vida de todos os celoricenses, sempre com o mesmo compromisso de rigor e responsabilidade”, concluiu.