Celorico de Basto assinala o Dia Mundial da Alimentação com iniciativas educativas

Celorico de Basto Reforça Compromisso com Alimentação Saudável nas Escolas.
Celorico de Basto Reforça Compromisso com Alimentação Saudável nas Escolas.

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado com especial atenção no concelho de Celorico de Basto. Uma série de iniciativas, incluindo a distribuição de maçãs biológicas e palestras educativas, foram organizadas para marcar a ocasião, sublinhando o compromisso contínuo do município com a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

As maçãs biológicas, produzidas localmente, foram distribuídas em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. Esta ação reflete as políticas locais que estão alinhadas com os objetivos globais do Dia Mundial da Alimentação, promovendo o desenvolvimento agrícola e a alimentação equilibrada.

Maria José Marinho, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, expressou a importância desta data. “visa sensibilizar para práticas saudáveis ao nível da alimentação. Práticas que desenvolvemos de forma diária nas nossas escolas com a confeção de refeições equilibradas, saborosas e com produtos selecionados de produtores locais. A nossa forma de atuar não é nem poderia ser pontual, são medidas devidamente articuladas, que acarretam custos, mas que trazem benefícios vários às nossas crianças e jovens”, afirmou.

A educação e sensibilização não se limitam à distribuição de alimentos saudáveis. Palestras subordinadas ao tema “Alimentação saudável e hábitos de higiene oral – A saúde dos nossos filhos” serão realizadas, orientadas pela nutricionista do Município e a equipa da saúde escolar da UCC Mãos Amigas.

“Ações direcionadas a toda comunidade que darão especial enfoque à alimentação equilibrada. Vivemos numa zona maioritariamente rural o que, por si só, contribui para que as famílias disponham de alimentos saudáveis para incluir nas suas refeições, mas muitas vezes é preciso perceber como se devem conjugar, aprender a confecioná-los para que não percam as suas características nutritivas. A alimentação das nossas crianças deve ser o mais nutritiva e saudável possível, crucial para o seu desenvolvimento integral” assegurou Maria José Marinho.