O Município de Celorico de Basto vai atribuir, no início do ano letivo, 40 prémios de mérito escolar, no valor de 250€ cada, a alunos no final do 9º e 12º anos de escolaridade. Esta iniciativa, que totaliza 10 000€, visa reconhecer o esforço e a excelência académica, motivando os estudantes a perseguirem os seus objetivos e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o dia 13 de setembro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.
A medida vem na sequência de outras medidas deste executivo municipal no âmbito da Educação, como as bolsas de estudo para o ensino superior, e os transportes gratuitos para todos os níveis de ensino, mas, neste caso em concreto, visa “valorizar o esforço e motivar para excelência” assegura Maria José Marinho, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
A atribuição deste prémio é efetivada aos alunos mediante a comunicação das escolas da ordenação dos alunos e alunas no final do ano letivo, sendo que o único fator de atribuição é a média final: “A atribuição desta bolsa depende em exclusivo da média final dos alunos, não sendo viabilizados os fatores económicos dos agregados. Aliás, esta medida visa valorizar o desempenho académico do aluno em exclusivo e, ao mesmo tempo, incentiva outros alunos a seguir o mesmo caminho, o caminho da excelência para que possam ter oportunidades mais vantajosas e possam fazer as suas próprias escolhas, escolher a universidade, o curso, a profissão, serem os principais decisores do seu futuro”.
Nesta perspetiva, a autarca assegura que “estes pequenos incentivos acabam por retornar para a nossa comunidade com a formação de jovens com carreiras em áreas essenciais, e que contribuem claramente para o desenvolvimento de forças de trabalho qualificadas e inovadoras, que fortalecem a economia a longo prazo”. Jovens que “esperamos que, terminado o percurso académico, regressem à terra e sejam, também eles, motor impulsionador do desenvolvimento do concelho que os viu nascer”.
No total serão atribuídos 40 prémios de mérito, 15 prémios de mérito para os alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, e 5 prémios de mérito para os alunos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, no que respeita aos melhores alunos a concluir o 12º ano. Para os melhores alunos do 9º ano serão atribuídos 10 prémios de mérito aos alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico, 5 prémios de mérito aos alunos da Escola Básica da Mota e 5 prémios de mérito para os alunos da Escola Básica de Gandarela.
A cerimónia pública de entrega dos prémios de mérito está agendada para dia 13 de setembro, a partir das 21h00, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.