Celorico de Basto Celebra o Dia Nacional do Idoso com Convívio Memorável

Um Dia de Alegria e União Marca o Início de Mais um Ano do Programa Celorico a Mexer
Um Dia de Alegria e União Marca o Início de Mais um Ano do Programa Celorico a Mexer

O Dia Nacional do Idoso foi comemorado com um convívio especial na Quinta do Prado, reunindo participantes do Programa Celorico a Mexer e outros idosos que se juntaram à celebração. O evento foi promovido pelo Município de Celorico de Basto, marcando um momento de união, alegria e reconhecimento à contribuição valiosa dos idosos na comunidade.

O convívio foi caracterizado por atividades diversificadas, incluindo sessões de ginástica, um almoço comunitário, música ao vivo e momentos de pura alegria. O evento não só celebrou o Dia Nacional do Idoso, mas também assinalou o início de mais um ano de atividades do Programa Celorico a Mexer.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, expressou a importância dos idosos na comunidade. “A sua sabedoria e experiências fazem parte indissociável da nossa história e da nossa memória, saber acompanhar o seu envelhecimento é nossa prioridade enquanto executivo Municipal”, afirmou.

O autarca, que partilhou o almoço com os idosos, destacou o valor do programa Celorico a Mexer. “um programa que acompanha o envelhecimento e que acrescenta valor e vida à vida de muitos dos nossos idosos. Um programa de proximidade, que colabora diariamente com cerca de 400 idosos e que se mostra fundamental para o combate à solidão, ao abandono, que trabalha diariamente as competências motoras e cognitivas, que os tira da tristeza, que os motiva a participar ativamente em múltiplas atividades, que não discrimina, pelo contrário que ajuda estas pessoas a realizar o seu potencial”, explicou José Peixoto Lima.

O Programa Celorico a Mexer, com a sua equipa multidisciplinar de animadoras, professores de educação física e outros profissionais, continua a ser um pilar essencial neste esforço, promovendo a inclusão, o bem-estar e a participação ativa dos idosos na vida comunitária.