A corrida e/ou caminhada pelo coração, Heart Run, vai na 8ª edição e voltou a atrair cerca de duas centenas de participantes.
Este ano, a Heart Run esteve inserida na programação da Feira da Saúde e procurou sensibilizar para a prática de exercício físico em pleno mês do coração.
Maio é, segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o mês do Coração e como habitualmente a UMS do Município de Celorico de Basto em parceria com a UCC Mãos Amigas organizaram mais uma corrida e/ou caminhada pelo coração.
Na linha da frente e praticante assíduo de atividade física, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, diz que “a promoção do desporto e da atividade física deve ser recorrente para que a população perceba os seus benefícios e pratique atividade desportiva com regularidade. Felizmente o concelho de Celorico de Basto tem sabido dinamizar a atividade desportiva, temos associações e clubes a promover diferentes modalidades desportivas, o que perfaz uma prática global de milhares de atletas”. Contudo, “é objetivo continuar a incentivar para que aqueles e aquelas que descartam a atividade física percebem os seus múltiplos benefícios e fiquem motivados. O desporto é saúde e bem-estar”.
Este ano a Heart Run iniciou na Casa da Terra e fez o mesmo percurso dos anos anteriores, mas em sentido contrário. Um percurso em forma de coração, na sua maioria em ecopista enriquecido por paisagens de extrema beleza. Segundo Helena Martinho, coordenadora dos Serviços de Saúde do Município, “voltamos a ter uma forte adesão a esta caminhada, que vai na 8ª edição e que integra a agenda anual de muitos participantes. Continuamos e continuaremos a sensibilizar para práticas saudáveis, uma função inerente à nossa Unidade Móvel de Saúde, um serviço de proximidade que, nas suas campanhas diárias, para além de informar, sensibiliza e motiva os seus utilizadores à aquisição de comportamentos e hábitos saudáveis”.
Neusa Fontes, participante nesta caminhada disse que estas ações são importantes, porque “valorizam a saúde e tudo o que promove a saúde é bom e deve ser priorizado”.