Celorico de Basto foi o concelho do distrito de Braga com maior redução de desemprego

Iniciativas locais e crescimento empresarial contribuem para a diminuição de inscritos no centro de emprego em 2023.
Iniciativas locais e crescimento empresarial contribuem para a diminuição de inscritos no centro de emprego em 2023.

No distrito de Braga o ano de 2023 ficou marcado pelo aumento significativo do número de inscritos nos centros de emprego, tendo atingido um valor médio de 10% no conjunto dos 14 municípios.

Em sentido contrário, o concelho de Celorico de Basto viu em 2023 baixar o número de inscritos em 76 pessoas, sendo o concelho, no distrito de Braga, que apresenta o melhor resultado.

A estes resultados não é alheio o facto de em 2023 terem sido constituídas 49 empresas no concelho, sendo o melhor resultado obtido entre empresas criadas e dissolvidas desde que há registo. Um facto que reflete o crescimento contínuo da atividade empresarial que se tem feito sentir neste concelho.

“Este resultado é fruto do trabalho do nosso tecido empresarial local, o qual tem vindo a reforçar a sua capacidade de produção, a qual também se manifesta na criação de novos postos de trabalho. Também a nossa proximidade com os, empresários e empreendedores tem trazido resultados muito interessantes ao nosso concelho, com uma diminuição acentuada do desemprego” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O autarca não se mostra surpreendido com os resultados apresentados, “temos registado com agrado todo o aumento de capacidade do nosso tecido empresarial local em todos os domínios, da agricultura ao turismo, da industrial ao comércio e serviços e, claro está também temos dado o nosso modesto contributo como a isenção da taxa de derrama, a cobrança do IMI no valor mínimo e o apoio aos empresários na submissão de candidaturas aos diversos programas. Temos um concelho cheio de potencial em várias áreas de desenvolvimento, cada vez mais atrativo para se viver e viver bem, com qualidade de vida, com acesso aos serviços de proximidade, cada vez mais eficientes e próximos dos cidadãos”.

Para José Peixoto Lima, ainda é preciso limar algumas arestas para chegar aos objetivos pretendidos, “temos objetivos concretos que queremos ver concretizadas sobretudo no que concerne aos acessos, uma luta árdua, mas necessária, porque sabemos que com essas ligações rodoviárias vamos ter ainda mais procura de empresas a quererem fixar-se neste concelho”. Um trabalho em várias frentes, “acabamos de concluir um espaço coworking, que será mais um incentivo sobretudo para os empreendedores das novas tecnologias e do digital”.