Com um investimento superior a 4 milhões de euros, o Município de Celorico de Basto está a pavimentar e alargar as principais vias municipais que estavam em franco estado de degradação.
A par da Rua do Nascente (da sede do concelho ao Pingo Doce), está concluída a pavimentação da Avenida Sra. do Amparo (em Nespereira), a rua das Cerdeirinhas (Canedo de Basto) e a estrada municipal de Gagos.
A estrada municipal de Arnoia ao castelo será também repavimentada, com as obras a iniciar após a instalação da rede de gás natural, que arranca nos próximos dias.
Decorrem também os trabalhos de beneficiação da estrada municipal de Gémeos a Carvalho, via estruturante na ligação da “parte alta” do concelho com a sua sede. Posteriormente, serão reabilitadas as principais vias municipais que se encontram em mau estado de conservação.
“Este concelho merece o melhor e é para isso que trabalhamos. Estamos a fazer um esforço financeiro considerável, mas absolutamente necessário para que a condição de mobilidade das pessoas dentro do nosso concelho se faça de forma segura, eficiente e confortável”, considera José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
“As boas acessibilidades trazem benefícios diretos ao desenvolvimento do nosso concelho e de todo este território. Permitem o aumento considerável da circulação de pessoas, e por consequência, fomentam a inclusão social e o sentido de pertença a uma comunidade. As boas condições das vias aproximam também as pessoas dos serviços, sendo manifestamente fundamentais para uma maior dinamização da economia local. Trata-se de um processo demorado, mas absolutamente necessário e crucial para o desenvolvimento integral deste concelho”, reitera o autarca.
As obras causam sempre alguns transtornos aos residentes e visitantes, mas haverá sempre a salvaguarda de uma outra opção de mobilidade durante o tempo em que decorrem as pavimentações.