Desde 1 de Janeiro que os utentes de Celorico de Basto passam a dirigir-se ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, para a prestação de cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados.
Com a restruturação do Serviço Nacional de Saúde – SNS, o país passa a estar coberto por 39 ULS e 222 novas Unidades de Saúde Familiar de modelo B. Com esta reorganização foi criada a ULSAA – Unidade Local de Saúde do Alto Ave, que agrega os concelhos de Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras, Mondim e Celorico de Basto, servindo cerca de 270.000 utentes.
A nova Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA) vai ter como presidente do Conselho de Administração o médico Pedro Cunha, Clara Paz Dias será a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares. Na área dos cuidados de saúde primários, a direção clínica ficará a cargo do médico Domingos Freitas, especialista em Medicina Familiar e do Trabalho, a direção de enfermagem será ocupada pela enfermeira gestora, com especialidade em Saúde Materna, Alcina Pereira da Silva e o lugar de vogal executivo, com o pelouro financeiro, será ocupado por João Miranda.
No comunicado emitido, a direção da ULSAA diz que esta unidade “foi pensada e estruturada com o objetivo de melhorar, ainda mais, o acesso aos cuidados de saúde dos cidadãos, através de uma estratégia de proximidade e de integração de cuidados, que coloca o utente no centro de todo o processo, em favor da comunidade que serve com dedicação e profissionalismo”.
Para José Peixoto Lima “Este é um momento importante para todos os Celoricenses. Celorico de Basto fica a ganhar com esta mudança para um Hospital de referência nacional, mais próximo da generalidade do concelho e com melhor serviço de transportes públicos. Estaremos ao lado do Conselho de Administração da nova ULSAA, na defesa dos melhores cuidados de saúde para os utentes de Celorico de Basto”, concluiu.