Celorico de Basto viveu o maior Cortejo Etnográfico de sempre nas Festas do Concelho

Celorico de Basto voltou a encher-se de cor, música e tradição nas Festas do Concelho em honra de S. Tiago, que levaram milhares de pessoas à vila durante três dias de celebração intensa.

O cortejo etnográfico foi o mais participado dos últimos anos, com grande representatividade cultural. As freguesias e coletividades valorizaram e celebraram as tradições populares, usos e costumes, através de variadas manifestações artísticas e de muita elevação em tudo o que foi apresentado.

Orgulhoso do trabalho da comunidade local, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, enalteceu a “dedicação, a entrega, o orgulho das nossas gentes nas nossas tradições, usos e costumes bem patentes nestas manifestações culturais. Somos um povo extraordinário, carregamos ao peito a nossa história e a nossa memória com elevação, e demonstramos à comunidade que nos visita e às novas gerações, de forma educativa e lúdica, a importância de continuar a manter a etnografia viva”.

Um cortejo que atrai cada vez mais visitantes à vila de Celorico de Basto, oriundos de vários pontos do país, “encantados com a grandiosidade desta celebração”.

As Festas do Concelho em honra de S. Tiago arrancaram na sexta-feira, com o despique de bombos a juntar, na Praça Albino Alves Pereira, os grupos locais que se mediram numa competição sonora que atrai muitos apaixonados. Na mesma noite, os milhares de visitantes puderam usufruir do concerto dos Santamaria, banda musical reconhecida a nível nacional e internacional, com vários discos de platina e músicas sobejamente conhecidas pelo público.

A grande noite de S. Tiago prometia ser no sábado – e cumpriu.

Primeiro, com a atuação do reconhecido cantor Clemente, que interpretou muitos dos seus maiores êxitos, grandes clássicos da música portuguesa, arrebatando o público.

Os Quatro e Meia, banda muito aguardada, não desiludiram: grandes músicas foram interpretadas, com milhares de fãs a encherem a Praça Cardeal D. António Ribeiro e a contribuírem para um concerto memorável. Um espetáculo que culminou com uma extraordinária sessão de fogo de artifício piromusical e multimédia, que iluminou os céus de cor e esplendor e arrancou uma efusiva ovação das milhares de pessoas presentes.

“Foram noites extraordinárias, tivemos grandes concertos, orientados para vários públicos, com milhares de pessoas a passar pelo concelho para aplaudir as suas bandas de eleição, tivemos uma extraordinária sessão de fogo de artifício, com características inovadoras, incrementando maior espetacularidade para quem vê e ouve e tivemos a valorização das nossas coletividades artísticas, os ranchos, os bombos, a banda filarmónica. Tivemos tudo para que esta festa seja cada vez mais atrativa, e que continue a contribuir para fortalecer o nosso comércio local, a encher as unidades de alojamento e restauração, e a transformar este concelho num destino de eleição pelas suas características naturais tão únicas e representativas. Mas tivemos, principalmente, as nossas gentes que acorreram em grande número à sede do concelho para viver cada momento das nossas festas do concelho. Foram três dias de grande entusiasmo, entrega e participação de toda a comunidade”, ressalvou o autarca celoricense.

As Festas do Concelho em honra de S. Tiago terminaram com a Merenda de S. Tiago, um momento que juntou toda a comunidade que participou no cortejo etnográfico e todos aqueles que se quiseram associar, proporcionando momentos de convívio e confraternização, animados pelas desgarradas de Borguinha de Braga e Naty e por muitas atuações pontuais promovidas pelas coletividades artísticas presentes.

Assista à reportagem de vídeo do Primeiro Minuto: