Creches do Rego e da Associação de Solidariedade Social de Basto prontas para entrar em funcionamento

Creches do Rego e da Associação de Solidariedade Social de Basto prontas para entrar em funcionamento

Em Celorico de Basto, a nova creche do Rego e o aumento da capacidade em creche da Associação de Solidariedade Social de Basto estão prontas para entrar em funcionamento. Nesse sentido, o Município de Celorico de Basto promove uma visita às instalações destes equipamentos no próximo dia 2 de maio, sexta-feira, com a presença da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.

A visita inicia às 12h00 na creche do Rego e às 15h00 na creche da Associação de Solidariedade Social de Basto. A Câmara de Celorico de Basto assegura que “os dois equipamentos estão prontos para receber as crianças”.

Na freguesia do Rego, o equipamento deriva da requalificação da antiga Escola Primária de Pedroso e vem acrescentar ao número de vagas para creche no concelho, à semelhança da recém-inaugurada creche da vila de Gandarela.

A ampliação e consequente aumento do número de vagas na valência de creche da Associação de Solidariedade Social de Basto vem mitigar a falta de vagas na vila de Celorico.

Creches do Rego e da Associação de Solidariedade Social de Basto prontas para entrar em funcionamento

O concelho de Celorico de Basto, à semelhança do que tem acontecido a nível nacional com a gratuitidade das creches, viu o número de vagas francamente insuficiente para responder às necessidades das famílias. Esta situação levou a autarquia celoricense a responder de forma pronta a essa necessidade.

“Estes equipamentos, além de responderem às necessidades das famílias com o aumento do número de vagas em creche, contribui para o desenvolvimento do concelho, sendo fator de atração e fixação de famílias”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

O autarca salienta que, “na freguesia do Rego, esta creche mostra-se um apoio fundamental para muitos daqueles que trabalham na Zona Industrial da Lameira, uma área em franco crescimento em vários setores de desenvolvimento e com um equipamento de retaguarda desta dimensão, mesmo nas suas imediações”.

Creches do Rego e da Associação de Solidariedade Social de Basto prontas para entrar em funcionamento

A creche do Rego é um projeto que conta com financiamento da União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU, mas grande parte da obra foi financiada pelo Município.  “Um investimento considerável da autarquia, que verificamos fundamental para responder às necessidades imediatas da população e que, ao mesmo tempo, nos permite olhar para o futuro com otimismo e certeza de que este equipamento trará grandes benefícios a esta localidade”, conclui José Peixoto Lima.

A ampliação da creche da Associação de Solidariedade Social de Basto foi também financiada pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU.

As novas edificações compreendem áreas funcionais específicas e adaptadas às funções que lhe estarão intrínsecas, modernas, confortáveis e alegres, onde se perspetiva que as crianças fiquem felizes e as famílias tranquilas.