Educação sem idade: mulheres de Celorico de Basto alcançam novas metas académicas

Em Celorico de Basto Mulheres formalizam conquista da equivalência ao 12.º ano
Cerimónia de entrega de certificados marca a conclusão da equivalência ao 12.º ano por parte de uma turma de adultas

Numa cerimónia marcada pelo reconhecimento, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Celorico de Basto, um grupo de mulheres recebeu os certificados de conclusão de equivalência ao 12.º ano de escolaridade. A iniciativa, uma parceria entre o Município de Celorico de Basto e a Die Apfel, visou promover a educação adulta e a formação contínua.

A cerimónia contou com a presença da vereadora da Educação, Maria José Marinho, da formadora Helena Silva e das formandas que frequentaram a ação de formação.

Na sua intervenção, a vereadora enalteceu o “esforço e dedicação” das alunas, que conciliaram a formação com as suas responsabilidades pessoais e profissionais. “Este é um momento de grande significado para estas mulheres que, com grande sacrifício pessoal, alcançaram este importante objetivo”, salientou.

A formadora Helena Silva, destacou o “interesse e empenho” das formandas, que frequentaram a formação em contexto de pandemia, com todas as dificuldades inerentes. “Foi um grupo excecional, com uma grande vontade de aprender e de crescer”, referiu.

Em representação das formandas, Natália Magalhães, agradeceu a oportunidade de ter frequentado a formação, que considerou “muito enriquecedora”. “Esta formação vai fazer toda a diferença na minha vida, tanto a nível profissional como pessoal”, frisou.

A ação de formação, com a duração de dois anos, teve como objetivo dotar os formandos das competências necessárias para obterem a equivalência ao 12.º ano de escolaridade.