Vinho da Quinta de Santa Cristina brilha no Japão com Medalha de Ouro

Quinta de Santa Cristina
Quinta de Santa Cristina

A Quinta de Santa Cristina alcançou mais um reconhecimento internacional ao ser premiada com a Medalha de Ouro no Sakura Japan Women’s Wine Awards 2024.

O vinho premiado, Quinta de Santa Cristina Espadeiro-Alvarinho 2022, destacou-se entre os participantes pela sua capacidade de harmonizar com a cozinha japonesa, um critério chave desta competição que celebra este ano a sua 11ª edição. Este prémio não só honra a qualidade excecional dos vinhos portugueses, mas também promove o papel das mulheres na indústria vinícola, sendo o júri composto exclusivamente por profissionais femininas.

O Espadeiro-Alvarinho 2022 é pela Quinta de Santa Cristina como um vinho rosé de perfil gastronómico, com um aroma fresco, expressivo e delicado, marcado por notas de fruto vermelho, morangos, framboesa e um ligeiro toque floral. Com uma acidez suave e bem integrada, termina de forma fresca e sedutora, sendo ideal para acompanhar pratos leves e não muito condimentados, como a comida italiana e asiática. Com um teor alcoólico de 12.5%, este vinho está disponível para compra na Loja Online da Quinta de Santa Cristina por 13,50€.

Este reconhecimento no Sakura Japan Women’s Wine Awards 2024 não é apenas um marco para a Quinta de Santa Cristina, mas também para a viticultura portuguesa, demonstrando a capacidade de produzir vinhos que se destacam em competições internacionais de prestígio e que harmonizam perfeitamente com as mais variadas culinárias do mundo.

Inserida na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada em Celorico de Basto, a Quinta de Santa Cristina está na mesma família desde 1733. A produção profissional de vinhos iniciou-se em 2004 e é atualmente propriedade do Sr. António Pinto, da sua esposa D. Rosa Maria Pinto e da sua filha Mónica Pinto. Todos os vinhos são produzidos com uvas próprias e, entre castas brancas e tintas, são produzidas cerca de 14 castas diferentes que ocupam mais de 60 hectares de vinha. A produção é certificada em Produção Integrada e segue todas as regras de certificação Global G.A.P.