Jovens de Celorico de Basto foram alertados para os perigos da internet

Jovens de Celorico de Basto foram alertados para os perigos da internet

No Dia da Internet Mais Segura, assinalado a 11 de fevereiro, os alunos do 7.º e 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto participaram numa sessão de sensibilização sobre os perigos do mundo digital. A iniciativa, promovida pela CPCJ de Celorico de Basto com vários parceiros, contou com a presença de agentes da Polícia Judiciária, que alertaram os jovens para riscos como ciberbullying, phishing ou contacto com predadores virtuais, sublinhando a importância de um uso responsável da internet.

A internet mostra-se um desafio cada vez mais exigente sobretudo para os mais jovens, que são bombardeados por múltiplos perigos se não fizerem o uso correto da mesma, um risco que a CPCJ de Celorico de Basto e o Município de Celorico de Basto pretendem mitigar com ações de sensibilização.

Jovens de Celorico de Basto foram alertados para os perigos da internet

Ao longo da sessão, ministrada por dois agentes da Polícia Judiciária, “os jovens perceberam que, efetivamente, existem comportamentos que têm que ser priorizados para evitar os perigos associados à Internet. Perigos que muitas vezes relativizamos, mas que podem trazer problemas muitos graves”, ressalva Maria José Marinho, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto. 

A autarca considera que, “hoje, os jovens têm acesso à Internet de forma muito precoce, sem noção dos perigos subjacentes e isso é muito problemático pelos danos que pode causar. Sensibilizar para formar é fundamental”.

Jovens de Celorico de Basto foram alertados para os perigos da internet

Durante a sessão, foi possível perceber que muitos dos jovens que acedem à internet fazem-no sem quaisquer precauções, uma preocupação que a presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Helena M. Carvalho, manifestou com veemência: “As crianças e os jovens devem ter um crescimento saudável em todos os estádios de desenvolvimento”.

A presidente da CPCJ de Celorico de Basto afirma que “é inegável que a internet, se usada de forma desadequada, é um palco nefasto e com múltiplos perigos associados, que podem, de forma cabal, condicionar o desenvolvimento integral dos jovens. É isso que pretendemos combater, temos que ser rigorosos e encontrar todas as formas de os proteger”.

A sessão permitiu mostrar aos jovens muitos dos perigos associados à internet, tais como o ciberbullying, download acidental de malware, contacto com predadores virtuais, phishing, entre outros perigos a que estão sujeitos.