“Letras de Cá”: A janela de Celorico de Basto para o mundo da educação e comunidade

A 3ª edição do jornal escola “Letras de Cá” foi distribuída ontem, na Escola Básica de Gandarela, em Celorico de Basto, marcando um dia de celebração com a atividade de Páscoa “Mesa da Partilha”. Este evento simbolizou não apenas um momento de convívio, mas também a materialização do compromisso educativo e inclusivo da instituição. O jornal, disponibilizado no “Quiosque da Liberdade” da escola, destaca-se como um veículo de expressão da dinâmica escolar, promovendo a interação dos alunos com a sociedade e incentivando o desenvolvimento do seu senso crítico.

Segundo Domingos Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, o “Letras de Cá” é fundamental “na criação de dinâmicas inclusivas que envolvem a comunidade escolar com brio e dedicação. Este projeto favorece a interação do aluno com a realidade social, desenvolvendo o seu sentido critico e o desenvolvimento do raciocínio, motivando-o para a participação e o sentido de pertença. Ao mesmo tempo é uma forma de tornar a comunidade escolar informada e participativa em projetos que a todos dizem respeito”.

A coordenadora da Escola Básica de Gandarela realça que este é um “um projeto que nasceu impregnado de paixão com os alunos e os professores imbuídos no espírito de cidadania vinculado à comunicação, e que permite abrir, em definitivo, as portas à comunidade”.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, enfatiza a importância deste projeto para a relação entre a escola e a comunidade, destacando as “portas abertas” como um convite à participação ativa na vida escolar. A ligação estabelecida promove uma multiplicidade de possibilidades educativas e sociais, sublinhando a responsabilidade compartilhada na formação das futuras gerações.

“Este é, de facto, um projeto impregnado de paixão e resiliência que não abre apenas as portas à comunidade “é um projeto que a convida a participar e a sentir a “escola”. Uma escola cada vez mais disponível, atenta e participativa, sempre com os alunos como obras a lapidar, neste que é o maior espaço do conhecimento e do saber. Esta ligação entre a escola e a comunidade acarreta uma multiplicidade de possibilidades e imprime uma responsabilidade crescente e integral, onde todos são visados”, palavras de José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

A apresentação do 3º número do “Letras de Cá” coincidiu com a atividade de Páscoa – “Mesa da Partilha”, e contou com uma atividade cultural associada com momentos referentes à Páscoa e à vida de Cristo com reflexão do padre António Gonçalves.