Passos pela história: Uma viagem ao Castelo de Arnoia

Castelo de Arnoia

A Associação Basto Move.te está a organizar a caminhada “Castellum Celorici et oppido ibi Castelo de Arnoia”, marcada para o dia 07 de abril, com início às 9h, no Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia.

Os participantes terão a oportunidade de explorar o percurso circular de 11 quilómetros e 350 metros de elevação, de dificuldade moderada, percorrendo as paisagens e o legado do concelho de Celorico de Basto.

O Castelo de Arnoia, uma fortificação de arquitetura militar da época românica, será o destaque do evento. Com a sua torre de menagem, a única porta de acesso, a cisterna subterrânea e o largo adarve que compõem a sua estrutura triangular, o Castelo de Arnoia é um exemplo do movimento de encastelamento que caracterizou a Europa entre os séculos X e XII, visando proteger as populações locais de invasões. Este monumento, situado no sopé da povoação Villa de Basto, antiga sede de concelho, oferece uma aula viva de história aos seus visitantes.

Os interessados em participar na caminhada devem inscrever-se antecipadamente no site oficial da organização (https://bastotrekking.pt/caminhada/trilhos-de-historia-e-cultura-com-saude). A iniciativa tem como objetivo não apenas divulgar a riqueza histórica e cultural de Celorico de Basto, mas também promover a prática de atividade física e o bem-estar ao ar livre.