Márcia Magalhães: “O Grupo de Jovens de Veade surge para trazer as tradições e a cultura de volta”

Márcia Magalhães, uma jovem celoricense de 24 anos, é a presidente do Grupo de Jovens de Veade. Em 2022, por sentir que a freguesia estava a perder a “essência e a cultura”, decidiu criar o grupo, que hoje conta com 13 elementos e cerca de 70 associados. Licenciada em Contabilidade e atualmente a trabalhar na área de intermediação de crédito e seguros, admite-se uma entusiasta da natureza e de Veade. O Grupo de Jovens de Veade é oficialmente uma associação sem fins lucrativos desde outubro de 2023, e tem vindo a revitalizar a comunidade através de uma série de eventos e atividades, desde caminhadas, a arraiais ou passeios de motos. Nesta entrevista, Márcia Magalhães partilha a sua visão sobre o papel do grupo na localidade, explora o impacto positivo das suas iniciativas, e aborda as expectativas para o futuro do Grupo de Jovens de Veade.

O que é o Grupo de Jovens de Veade?

O grupo de jovens é, tal como o nome indica, um grupo de jovens da freguesia de Veade. Este grupo surge para trazer as tradições e a cultura de volta, essencialmente dar vida à freguesia. Em determinado dia tive a ideia de convidar um conjunto de jovens para enveredar nesta “loucura”, e todos eles aceitaram de imediato! Isto foi em meados de novembro de 2022, sendo que os nossos primeiros eventos foram logo nos dias 24 e 31 de dezembro com os “Solteiros VS Casados”, uma tradição de vários anos que se foi perdendo e decidimos recuperar! E aquilo que mais nos motiva é ver a adesão e feedback que recebemos, isso é o combustível para continuarmos as atividades desenvolvidas.

Como equilibra o tempo entre as responsabilidades da associação e as outras áreas da sua vida?

É tudo uma questão de organização, e tudo é possível. E quando amamos aquilo que fazemos, tanto a nível profissional como pessoal, tudo se torna mais simples!

Poderia falar-nos sobre as principais atividades e eventos que a associação organiza?

As nossas atividades (“Solteiros vs. Casados”, “Dia da Mulher”, “Trail da Seara”, “Dia da Criança”, “Passeio os Ferrugem”, “Meu Querido Mês de agosto”) são para todo o tipo de público, desde os mais jovens aos mais seniores. As ideias vão surgindo, aprovam-se e aplicam-se. E damos tudo para serem bem-sucedidas, sendo que muitas vezes temos apenas 3 ou 4 semanas para a preparação.

Quais foram os momentos mais marcantes desde que está à frente da direção?

O primeiro evento, o “Solteiros vs. Casados”, para mim, foi bastante marcante. A nossa expetativa estava alta, mas não tínhamos noção de quantas pessoas iam aparecer, ou se íamos ter pessoas suficientes para a realização. Foi um misto de emoções! Mas, a verdade é que foi um sucesso, e termos pessoas a dizer “já não via aquele fulano há tanto tempo, ainda bem que fizeram isto de novo, continuem, força!” para nós foi uma satisfação imensa. Somos muito gratos a todos os que participam, sem eles não seria possível continuar.

Como é que sentem que as atividades da associação têm impactado a comunidade de Veade e Celorico de Basto? Qual é o feedback que têm recebido?

Penso que o impacto é bastante positivo e o feedback é excelente! Mas o nosso objetivo é que toda a comunidade, principalmente a comunidade local, adira cada vez mais às nossas atividades.

Quais são os desafios e dificuldades que encontram na organização dos eventos?

Cada evento é um desafio porque queremos sempre fazer algo diferente, para não se tornar “repetitivo”. Mas a dificuldades são sempre superadas com a colaboração e empenho de todos: a comunidade, o Município, a UDF Veade, Gagos e Molares, e a Comissão de Baldios de Veade, que estão sempre disponíveis para nos ajudar.

De que forma é que os patrocinadores e associados contribuem para o sucesso da associação?

Os nossos patrocinadores e associados são fundamentais. Muitas das vezes sabemos das dificuldades que têm para poder ajudar, pois não somos a única associação do concelho, mas tentam sempre fazê-lo de alguma forma. Somos muito gratos por isso, e desejamos que tenham todos muito sucesso. E claro que a ajuda das entidades que referi anteriormente é fundamental. Todos somos um em prol da comunidade!

Quais são as expectativas para o futuro do Grupo de Jovens de Veade? O que é que a comunidade pode esperar de vocês?

Espero que o futuro seja risonho e que a motivação e dedicação de todos continue! E espero que num futuro próximo mais jovens da comunidade se envolvam na nossa associação, deixo desde já o convite!

A próxima atividade do Grupo de Jovens de Veade é já no próximo dia 24 de agosto. O “Meu Querido Mês de Agosto” pretende reunir a comunidade para um dia de festa e celebração, que vai contar com grelhados, bifanas, caldo verde e outros petiscos, ao som da música dos KANTOBASTO e de DJ Dimmy.