Med on Tour: Uma iniciativa de promoção da saúde visita Celorico de Basto

Estudantes de medicina da Universidade do Porto levam conhecimento e prevenção às escolas e IPSS do concelho.
Estudantes de medicina da Universidade do Porto levam conhecimento e prevenção às escolas e IPSS do concelho.

Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, Celorico de Basto foi palco de uma importante iniciativa de saúde pública. O projeto Med on Tour, composto por dez estudantes de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, dedicou-se a promover a saúde e prevenir doenças através de rastreios, workshops e ações de sensibilização em várias instituições educativas e sociais do concelho.

Os jovens estudantes foram recebidos nos Paços do Concelho pela coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto, Helena Martinho, que aproveitou a oportunidade para os felicitar pela participação ativa, “neste projeto comunitário de prevenção da doença e promoção da saúde junto de diferentes públicos, sendo esta iniciativa uma oportunidade magnifica de os alunos universitários de medicina irem ao terreno e ter um contacto próximo com a população”.

Os jovens estiveram nos Centros Escolares do Agrupamento de Escolas com os alunos do 1º ano e procuraram sensibilizar as crianças com a atividade “os médicos dos brinquedos”. Durante o fim-de-semana estiveram no Centro Social e Paroquial Divino Salvador de Ribas, no Centro Comunitário Bento XVI e no Centro Social e Paroquial de Molares onde realizaram rastreios e promoveram workshops e palestras junto dos utentes e recursos humanos destas instituições.

Para a vereadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “devemos aproveitar e salvaguardar todas as formas de promoção da saúde, sobretudo junto das crianças e dos idosos. A educação para a saúde mostra-se crucial no alinhamento de comportamentos e hábitos da nossa comunidade melhorando de forma substancial o bem-estar das comunidades. É com estas pequenas ações que se fazem as grandes mudanças”.