A Peregrinação Jubilar à Sé de Braga do Arciprestado de Celorico de Basto, no âmbito do Ano Jubilar de 2025, celebrado a cada 25 anos, levou cerca de um milhar de peregrinos das 21 paróquias do Arciprestado de Celorico de Basto a Braga, para participar nas cerimónias presididas por D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga.
A peregrinação iniciou na igreja de S. Paulo, com os peregrinos a seguirem “viagem” até à Sé de Braga, “um momento simbólico que representa o caminhar juntos na direção de Deus”, lê-se numa nota enviada pelo Arciprestado de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto.

A evento surge no Jubileu da Esperança, “no qual os peregrinos são convidados a deslocar-se, numa viagem transformadora, onde se aprofunda o relacionamento com Deus”. Movidos por esta mensagem, aproximadamente um milhar de peregrinos estiveram neste momento, na Sé.
A peregrinação foi também inspirada pelo testemunho dos Veneráveis Frei Bernardo de Vasconcelos e Padre Albino Alves da Cunha e Silva, naturais do Arciprestado de Celorico de Basto, “cujo legado continua a inspirar e a influenciar a nossa comunidade na vivência da fé”, disse Hugo Henriques, vice-postulador da Causa do Venerável Frei Bernardo.

A cerimónia contou com a presença de todos os membros do Arciprestado de Celorico de Basto e do líder do órgão executivo do Município de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que se mostrou honrado por participar “neste momento de peregrinação”.