PS questiona exclusão do presidente da Assembleia Municipal em evento oficial

inauguração da Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica,

O Partido Socialista (PS) de Celorico de Basto expressou publicamente a sua preocupação relativamente a um incidente protocolar ocorrido durante a cerimónia de inauguração da Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica, no passado dia 4 de dezembro.

Segundo um comunicado enviado ao Primeiro Minuto pelo PS local, o presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto, António Machado, “convidado oficialmente para estar presente em representação do órgão parlamentar municipal na referida sessão protocolar, foi impedido por membros do gabinete de apoio da Presidência do Município de Celorico de Basto de acompanhar a visita do espaço, alegando estarem a cumprir ordens superiores”.

O Partido Socialista de Celorico de Basto considera este ato como “um desrespeito inaceitável do principal órgão democrático eleito de Celorico de Basto, desrespeitando todos os partidos que o compõem, desrespeitando os representantes dos celoricenses e por isso, desrespeitando todos os cidadãos de Celorico de Basto”.  

O comunicado refere ainda que esta situação terá ido contra as “regras de urbanidade que devem orientar a relação entre os dois órgãos, tendo ainda violado a lei que regula o protocolo de Estado”.

O PS de Celorico de Basto manifestou solidariedade ao presidente da Assembleia Municipal e exigiu uma explicação pública por parte do presidente da Câmara Municipal, solicitando ainda garantias de respeito institucional.