As condições atmosféricas foram as ideais para a 3ª Corrida do Ambiente que decorreu este sábado, 21 de outubro, no aterro sanitário, em codessoso. A prova, apadrinhada pela atleta Jéssica Augusto, medalhada em grandes competições internacionais, contou ainda com a presença de Afonso Gomes do SC Braga que foi campeão do Mundo em Desporto Escolar e atletas campeões do mundo em futsal adaptado.
Esta 3ª Corrida do ambiente foi uma organização tripartida entre o Clube Atlético do Codessoso, a Resinorte e o Município de Celorico de Basto. Uma prova que procurou associar o desporto, atletismo, à preservação ambiental e sustentabilidade e que decorreu integralmente dentro das instalações da Resinorte, em Codessoso.
Segundo Marisa Lima, responsável pela comunicação da Resinorte os objetivos da prova estão garantidos, “tivemos 330 inscritos, mais de 400 pessoas dentro das instalações da Resinorte, de forma segura, praticamente sem odor apesar deste clima que torna esse processo mais complicado, temos toda a gente feliz, a participar e a unir aquilo que nós queríamos, sustentabilidade e desporto”. Marisa Lima disse-nos que tinham conseguido encher dois ecopontos “e sabendo que temos um rácio de cerca de 1 ecoponto por 250 habitantes e que temos sítios em que por vezes numa semana não conseguimos encher um ecoponto, estamos no bom caminho, a mensagem que queríamos deixar passou em pleno para todos aqueles que hoje se associaram a esta iniciativa”.
Uma prova que procurou sobretudo deixar a marca da sustentabilidade e da preservação ambiental. “Não é usual que espaços deste género sirvam de palco para a realização destas provas, mas mostra-se eficiente quando está em causa falar em sustentabilidade e preservação ambiental. A proximidade com os resíduos é, por si só, fator influenciador para a mudança de atitude e para a consciência ambiental” disse Maria José Marinho, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
As provas decorreram de forma integral dentro das instalações da Resinorte em Codessoso, por um percurso devidamente marcado. Manuel Varejão, treinador do Clube Atlético de Codessoso, e na linha da frente na organização das provas, disse-nos que “a prova conta com mais de 330 atletas inscritos, com competições direcionados para benjamins femininos e masculinos, meia milha nacional síndrome de Down, meia milha nacional em atividade adaptada, os escalões infantis masculino e feminino, iniciados masculino e feminino, juvenis masculino e feminino, juniores, seniores, veteranos 1, 2, 3, e 4 masculino e feminino, provas integralmente realizadas dentro da Resinorte, devidamente assinaladas”.
Esta é uma prova que conta também com uma vertente inclusiva com destaque para a meia milha nacional síndrome de Down e meia milha nacional em atividade adaptada.