Idosos de Celorico de Basto visitaram Viana do Castelo em passeio anual do programa “Celorico a Mexer”

Iniciativa do Município e do CLDS 5G promove envelhecimento ativo, combate o isolamento social e reforça a inclusão cultural dos idosos do concelho.
Iniciativa do Município e do CLDS 5G promove envelhecimento ativo, combate o isolamento social e reforça a inclusão cultural dos idosos do concelho.

Cerca de 200 idosos de Celorico de Basto participaram no habitual passeio anual inserido no programa “Celorico a Mexer”, uma iniciativa promovida pelo Município em parceria com o CLDS 5G Celorico+Social, no âmbito da atividade “Incultura – Inclusão pela cultura”. Este ano, o destino foi Viana do Castelo, com visita ao Santuário de Santa Luzia, à praia e ao Museu do Traje.

A iniciativa, que envolveu utentes de todas as freguesias do concelho que integram o programa regular de atividades físicas e sociais do “Celorico a Mexer”, tem como objetivo proporcionar momentos de convívio, lazer e enriquecimento cultural aos seniores. Para além do lazer, existe sempre uma forte componente religiosa e de valorização do património.

Durante o almoço de confraternização, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou a importância da iniciativa: “Fortaleça o envelhecimento ativo, que proporcione momentos memoráveis e que permita aos nossos idosos participar em atividades culturais, fortalecer o sentido de pertença e com isso reduzir o isolamento social. Ao mesmo tempo, estas ações procuram destacar a experiência e sabedoria dos idosos e, por isso, passamos pelo Museu do Traje, onde todos aproveitaram a oportunidade para recordar tempos idos e reforçar a importância de preservar instrumentos como o tear, muito utilizado para tecer tecidos, mas em desuso, e que levaram os nossos idosos a viver momentos de nostalgia e a recordar a sua própria história de vida.”

O passeio foi pensado como uma experiência “culturalmente inspiradora”, onde os participantes puderam não só usufruir da paisagem e da cultura vianense, mas também reforçar os laços entre si e com a comunidade. A visita ao Museu do Traje foi especialmente valorizada pela sua dimensão pedagógica e emocional, proporcionando aos idosos um contacto direto com elementos do passado que fazem parte da sua identidade coletiva e pessoal.

Esta ação insere-se num conjunto mais alargado de iniciativas promovidas pelo Município e pelo CLDS 5G que visam promover a inclusão ativa de grupos socialmente vulneráveis, fomentando a autonomia, a cidadania e o sentimento de pertença.