A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Celorico de Basto aprovaram por unanimidade a 2ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), um instrumento estratégico que entrará em vigor no final deste mês e que visa alinhar novas perspetivas e estratégias para o desenvolvimento territorial.
José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destacou a importância desta revisão, classificando o documento como “um instrumento absolutamente cabal para podermos alinhar o crescimento ordenado, equilibrado e responsável do concelho”.
O autarca garantiu que esta revisão do PDM permitirá abrir “novas perspetivas para um desenvolvimento equilibrado por todo o território”, destacando em particular o reforço dos espaços urbanos nas vilas de Celorico, Fermil, Gandarela e Mota. Segundo José Peixoto Lima, “a disponibilização, com este PDM, de maior área para espaços edificáveis permitirá um crescimento homogéneo dos polos urbanos, com a implementação de equipamentos e serviços que promovam o bem-estar das populações, incentivem à fixação de empresas e pessoas e impulsionem a dinâmica cultural, social e económica que se perspetiva”.
Com esta segunda revisão, que entrará em vigor após publicação em Diário da República, haverá um aumento de 20% nas áreas destinadas à construção no concelho, respondendo assim à crescente procura por habitação permanente e investimentos turísticos. Paralelamente, o plano prevê um forte incremento das áreas empresariais existentes e a criação de novas zonas empresariais em locais estratégicos, potenciando a atração de novas unidades fabris e empresariais.
José Peixoto Lima realçou ainda o compromisso do documento com a preservação ambiental, frisando que o PDM contempla “políticas e práticas que promovam ecossistemas equilibrados, a valorização da ruralidade e da identidade local”. Para o autarca, o Plano Diretor Municipal representa um passo fundamental para “a afirmação e resiliência do território e para a promoção da qualidade de vida das populações”.