Decorreu no dia 8 de maio a terceira edição do “Digital Day”, um evento educativo promovido pelo Centro de Formação de Basto que este ano teve como tema central a Etnografia, reunindo diversas instituições de ensino do Norte de Portugal, Galiza e Luxemburgo, num ambiente de partilha e aprendizagem.
O evento, além de contar com a participação ativa das instituições afetas ao CF Basto (Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes e Externato S. Miguel de Refojos), expandiu nesta edição o seu alcance.
O Digital Day teve como convidadas três instituições espanholas: o Instituto de Ensino Secundário Indalecio Tizón de Tui, CEP Carlos Casares e CEIP Plur de Ramallosa, além de professores de português no Luxemburgo, conferindo assim uma dimensão internacional ao evento, “que foi muito valorizada pelos participantes”, lê-se numa nota enviada pelo CF Basto ao Primeiro Minuto.
A sessão de abertura contou com a presença da secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa, Maria Luísa Oliveira, “que sublinhou a importância que o Ministério da Educação atribui a iniciativas que promovem a literacia digital em contexto escolar”.
Entre os momentos mais marcantes do dia, destacou-se um testemunho pré-gravado da apresentadora Fátima Lopes e uma participação online do atual treinador e antigo jogador de futebol Quim Berto, personalidades que partilharam as suas experiências e reflexões sobre a importância da preservação das tradições populares na era digital.
A sessão de encerramento ficou a cargo do diretor-geral da DGEstE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares), João Gonçalves, “que realçou o papel fundamental da escola na valorização do património cultural e etnográfico português e felicitou todas as instituições envolvidas pelo excelente trabalho desenvolvido”, lê-se na nota.
“O evento revelou-se um verdadeiro sucesso, cumprindo o seu objetivo de conectar escolas, incentivar a partilha de conhecimentos sobre património cultural e promover a utilização das tecnologias digitais como ferramentas essenciais para a preservação e divulgação das tradições locais”, conclui o Centro de Formação de Basto na nota enviada ao Primeiro Minuto.