A freguesia de Ribas vai ganhar uma nova centralidade com a construção de um Parque de Lazer Geriátrico, a instalar junto à entrada principal da Igreja de S. Salvador de Ribas, perpendicular à Rua de Ribas e nas imediações da capela mortuária que está em construção.
O arranjo urbanístico, previsto para a envolvente da capela mortuária, pretende tornar aquele espaço mais funcional e atrativo para a comunidade, reforçando a segurança e a acessibilidade. O projeto inclui a criação de um parque de lazer geriátrico, um parque de estacionamento e uma zona verde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e fortalecer a vivência comunitária, com foco na saúde e no bem-estar.
Localizado perto do Centro Social e Paroquial Divino Salvador de Ribas, o futuro parque, destinado sobretudo à população mais idosa, deverá constituir “mais um recurso” para a entidade social na promoção do bem-estar dos seus utentes. O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, refere que “este arranjo urbanístico tem como finalidade dar à comunidade de Ribas um espaço de qualidade que promova o convívio, o envelhecimento ativo, a saúde física e psíquica”, acrescentando que, “ao mesmo tempo, descentraliza a freguesia para uma zona mais ampla, conferindo utilidade e funcionalidade ao espaço público”. O autarca sublinha ainda que, com “uma abundante zona verde”, e com “outros espaços e equipamentos”, se pretende “claramente, promover a inclusão e a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida da comunidade”.
A obra terá um custo superior a 280 mil euros, com financiamento da União Europeia, após submissão e aprovação de candidatura ao NORTE 2030 (Programa Regional Norte).