Criar hábitos de leitura, levar os pais à escola, conhecer a nossa história e as nossas tradições, são alguns objetivos desta semana concelhia da leitura que decorre no concelho até amanhã, 31 de março.
A ação é promovida numa parceria entre o Município de Celorico de Basto, pela Biblioteca Municipal Marcelo Rebelo de Sousa e o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto através da sua rede de Bibliotecas Escolares e conta com a realização de múltiplas atividades entre as quais o Restaurante “O naco das letras”, com uma ementa sugestiva com as histórias e os autores como inspiração para criar os pratos. E a atividade “Estreitar laços” onde os pais se disponibilizam para ir à escola ler uma história à turma dos seus filhos.
Esta quarta, 29 de março, Lisete Magalhães, mãe do Salvador, aluno do Centro Escolar de Celorico de Basto, esteve na Biblioteca do Centro Escolar a ler uma história à turma do Salvador. A história chama-se “Pipas de massa” da autora Madona, e mostrou a importância da amizade e da partilha para uma vida feliz.
A assistir à história esteve a vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, que aproveitou a oportunidade para ver de perto estas iniciativas “que claramente enriquecem as nossas crianças e a nossa comunidade como um todo. É muito satisfatório perceber esta interação entre escola e comunidade, crucial para a promoção da leitura. Estas são ações que procuram potencializar a educação e o crescimento pessoal de toda a comunidade escolar”.
Além das ações mencionadas estão a decorrer as ações “Dá-me licença que leia?” e “Letras com alma”.
Para o presidente da Comissão Administrativa do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Mário Sousa, “estas são ações que temos vindo a enfatizar pela emergente necessidade de envolver a comunidade com a escola. O papel da escola assenta numa educação cada vez mais transversal onde se prioriza o ensino curricular mas também a preservação daquilo que melhor a nossa comunidade tem para oferecer, num enfatizar crescente de diferentes literacias para que os nossos jovens possam ter um futuro mais promissor”.
Muito em breve irá iniciar o concurso de poesia “AVÓS E NETOS”, com o intuito de fomentar o gosto pela poesia, bem como estimular a criatividade e a participação ativa das crianças, jovens e seniores do concelho. Poderão concorrer crianças dos 10 aos 15 anos e cidadãos com mais de 60 anos. Os resultados deste prémio literário serão apresentados na Festa do Livro que decorre em Celorico de Basto de 30 maio a 4 de junho.
Está também a iniciar, até 15 de maio, o projeto “Ouvir e contar tradições” com o objetivo de realizar recolhas das diferentes tradições e costumes, ainda presentes nas memórias dos habitantes do Concelho, com vista à construção e preservação da memória, da partilha e da identidade. Esta recolha também será apresentada na Festa do Livro.